Home / Alimentação / 10 coisas sobre whey protein que nunca ninguém te contou

10 coisas sobre whey protein que nunca ninguém te contou

Produto funciona melhor se consumido logo após o treino e ajuda a garantir saciedade

10-coisas-sobre-whey-protein-650x350

O whey protein é o queridinho de quem malha, pois ajuda a ganhar massa muscular e pode até ser um aliado no processo de emagrecimento, desde que consumido de forma correta. A nutricionista funcional Alessandra Almeida, da Clinica Andrea Santa Rosa, no Rio de Janeiro, listou 10 curiosidades sobre a proteína. Confira:

O que é whey protein?

1 – O whey protein nada mais é que uma proteína isoladas do soro de leite. Essas proteínas são extraídas da porção aquosa do leite que é gerada durante o processo de fabricação de queijos e coalhadas. A constituição delas pode variar em tamanho, peso molecular e função. Por isso, esse grupo proteico tem características específicas.

Tipos de whey protein

2 – Existem diferentes tipos de whey protein disponíveis no mercado. Segundo a nutricionista, eles se diferenciam em relação a vários fatores: processo de extração; digestibilidade e velocidade de absorção; teor de proteínas, gorduras, carboidratos, lactose e presença de substâncias bioativas. “Popularmente, são comercializados, basicamente, três diferentes tipos: isolado, concentrado e hidrolisado”, diz.

3 – O whey protein concentrado passa por um processo mínimo de filtragem e processamento e tem um teor proteico que varia de 29 a 89%. “Contém um pouco de lactose, gordura e minerais. Quando a quantidade de lactose diminui a concentração de proteína aumenta”, explica.

4 – Já o whey protein isolado contém pouca ou nenhuma gordura ou lactose e uma concentração proteica acima de 90%. Ele pode ser obtido de duas formas diferentes: através do processo de microfiltração ou pela troca iônica, que é o processo considerado o mais eficiente, atingindo 100% de pureza.

5 – O terceiro tipo é o whey protein hidrolisado, que é facilmente digerido e tem potencial reduzido para reações alérgicas. A nutricionista diz ainda que tanto a proteína concentrada quanto a isolada podem ser hidrolisadas.

Como consumir

10-coisas-sobre-whey-protein-2

6 – Um erro muito comum entre as pessoas que malham é achar que, ficando sem comer, a queima de gordura e a perda de peso serão maiores. Segundo a nutricionista isso pode sim acontecer, mas às custas de massa magra, já que, sem reposição, o corpo transforma músculo em açúcar. Por isso o whey protein é recomendado para o pós-treino, evitando que isso aconteça.

7 – Outro motivo que faz com que o momento mais indicado para ingerir o whey protein seja logo após a atividade é a prioridade do organismo em sintetizar glicogênio para repor os estoques de carboidratos e proteínas musculares gastos no esforço.

8 – A recomendação da nutricionista é usar o whey protein isolado e hidrolisado. “É uma proteína de alto valor biológico, que ajuda no estímulo da síntese de proteína muscular, favorecendo a hipertrofia do músculo e recuperação”, afirma.
Whey protein emagrece ou ajuda na dieta?

9 – O whey protein ajuda a saciar. Isso acontece porque ele pode aumentar a ação de alguns hormônios inibidores do apetite. É claro que cada pessoa funciona de uma forma, por isso somente através de uma avaliação individual é possível saber se consumir whey durante o dia é benéfico ou não. Mas, em alguns casos, a nutricionista diz recomendar uma dose de whey em determinado momento do dia para ajudar nos níveis de saciedade.

10 – E atenção! Se não for tomado na forma correta, o whey protein pode engordar e favorecer o aumento de peso. E para aqueles que possuem alguma sobrecarga renal, seu consumo não é indicado.

via Bolsa de Mulher

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top