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14 Benefícios da Tangerina

Devido à aproximação da sonoridade das palavras ‘tangerina’ e ‘sorte’ em mandarim, a tangerina é um símbolo de sorte na China. É, até mesmo, costume dar tangerinas de presente no ano novo chinês, como forma de desejar boa sorte no ano porvir. Porém, a sorte da tangerina se estende além desta tradição chinesa e ela também pode ser encontrada nos elementos nutritivos desta fruta. A seguir veremos todos os principais benefícios da tangerina, explorando para que serve e suas propriedades nutricionais.

tangerina

O que é a tangerina?

No Brasil, muitos podem achar que a tangerina possui codinomes em outras regiões, como mexerica, bergamota, poncã ou clementina; porém, suas propriedades se diferem uma das outras em pequenas quantidades. Podemos dizer que todas são primas entre si, e também da mais popular de todas, a laranja.

Uma das maiores vantagens da tangerina em relação à laranja é a facilidade de consumo. Normalmente a laranja é mais utilizada para sucos, sendo que a parte branca e até mesmo seu bagaço muitas vezes são descartados, enquanto a tangerina é consumida quase por inteiro, tendo somente sua casca e caroço descartados. E, por esta razão, os benefícios da tangerina podem ser mais facilmente e instantaneamente aproveitados.

Propriedades da tangerina

A tangerina é uma rica fonte de vitamina A, vitamina C, vitamina B1 e B2, bioflavonóides (como o nobiletin), folato (semelhante ao ácido fólico) e sais minerais, como o potássio, o cálcio, o fósforo e o magnésio. A fruta inteira pode ser aproveitada para melhor utilização de suas propriedades, pois sua casca e folha também são muito ricas em nutrientes.

Informações Nutricionais por 100 g
Energia 53 calorias
Carboidratos 13,3 g
Açúcar 10,6 g
Proteínas 0,8 g
Gorduras 0,3 g
Fibras 1,8 g
Sódio 2 mg
Potássio 166 mg

Para que serve a tangerina?

Normalmente, a tangerina é consumida por inteiro como sobremesa, porém partes de seu gomo podem ser encontradas em variados doces, e até mesmo no meio de saladas. Com suas folhas é possível fazer chás calmantes, e com sua casca doces e óleos essenciais.

Benefícios da tangerina para a beleza, saúde física e mental

1. Pele mais jovem e saudável

Por ser rica em antioxidantes e possuir por volta de um terço da dose diária de vitamina C que precisamos, a tangerina pode ser muito benéfica para nossa pele. A vitamina C auxilia o corpo a sintetizar o colágeno, assim ela pode ajudar no tratamento de machucados de pele e isto pode ser feito através de cremes ou óleos essenciais de tangerina, que ainda podem ser usados como antifúngicos e também possuem propriedades antissépticas. Seu óleo pode, até mesmo, ser usado para tratar acne, cicatrizes e na prevenção de estrias.

Além disso, a tangerina é uma grande aliada no combate às rugas e ao processo de envelhecimento da pele, devido aos seus antioxidantes. E isto não precisa ser feito somente no consumo alimentar de tangerinas, é possível, também, aproveitar suas vantagens através de máscaras e cremes; ela pode ser encontrada como componente principal em vários produtos de beleza.

Confira aqui uma receita para uma máscara caseira que ajudará a remover a oleosidade e as bactérias da pele:

Misture uma colher de sopa de iogurte natural, uma colher de sopa de mel, e o suco de 3 ou 4 gomas de tangerina. Deixe no rosto por 10 ou 15 minutos e enxágue. Simples assim!

2. Cabelos mais fortes, saudáveis e joviais

Para que serve a vitamina B12? Ela está presente na tangerina e ajuda no crescimento e fortalecimento dos fios de cabelo, ajudando a evitar a queda, e ainda desacelera o processo de branqueamento dos cabelos. Além disso a vitamina A, presente na fruta, quando usada em shampoos e/ou condicionadores, ajuda a balancear o sebo do couro cabeludo e ainda manter a hidratação dos fios, deixando o cabelo com aspecto mais saudável.

Para uma solução mais rápida, é possível também unir o suco de tangerina à óleos essenciais e aplicá-los direto no cabelo e depois enxaguá-los completamente.

3. Perda de peso

Dentre os benefícios da tangerina, destaca-se a ajuda no controle do peso corporal. Em 100g de tangerina pode-se encontrar por volta de 53 calorias, 0.3g de gordura, quase 2g de fibra, 27mg de vitamina C e 37 mg de cálcio. Estas propriedades fazem com que esta seja uma fruta muito encontrada nos cardápios de regimes, pois, por ela ter uma casca dura e mesmo assim ser fácil de descascar, ela é uma ótima fruta para ser levada em bolsas ou mochilas como lanche matinal ou vespertino.

A fibra presente na fruta ajuda na perda de peso, pois esta auxilia o nosso corpo a saber que estamos saciados e ajuda a balancear o nível de açúcar no sangue. Suas vitaminas ajudam a inibir a produção de cortisol, hormônio do estresse, que pode influenciar no armazenamento de gorduras. E, finalmente, por ser um alimento com baixo teor de gordura e calorias e altos níveis vitamínicos, a tangerina se torna uma aliada perfeita para dietas balanceadas para perda de peso.

4. Dentes, gengivas e um sorriso mais saudável

A vitamina C, aliada ao cálcio e fósforo, é um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento de dentes mais saudáveis, e além disso, pesquisadores da “State University of New York at Buffalo” publicaram uma pesquisa em que dizia que pessoas que não consomem sua dose diária de vitamina C têm 25% mais chance de ter gengivite, doença que inflama a gengiva, deixando-a mais volumosa e passível a sangramento. Porém, cuidado para não comer muita tangerina, pois por ser uma fruta ácida, ela pode estragar o esmalte dos seus dentes já saudáveis.

5. Aumenta a imunidade

É comumente sabido que a vitamina C ajuda a manter o nosso sistema imune mais forte, e por isso é a vitamina mais encontrada em remédios para prevenir e combater gripes. Por isso, um dos benefíciosd a tangerina é ter essa capacidade de ser um saboroso remédio natural.

Em dias mais frios, uma boa pedida é fazer o chá da casca da tangerina acompanhado de outros ingredientes, como a hortelã ou menta, que nos fornece um combo com propriedades antivirais. Ou com gengibre e alfazema, pois a alfazema ajuda a relaxar os músculos doloridos e o gengibre é um anti-inflamatório natural.

6. Combate a diabete

Uma pesquisa acadêmica feita pela “The University of Westen Ontario” diz que uma bioflavanoide chamada Nobiletin, encontrada na tangerina, é possivelmente uma potente substância que ajuda o nosso organismo a combater a diabete tipo 2, pois ela ajuda a regular o nível de insulina no sangue.

7. Ajuda os três “C” – Coração, Colesterol e Câncer

O Nobiletin, citado acima, ajuda ainda a nos proteger da aterosclerose, grande causa de enfartos e ataques do coração. Além disso, a tangerina é rica em potássio, substância que ajuda a reduzir a pressão arterial e promove um fluxo sanguíneo mais saudável, prevenindo a formação de coágulos sanguíneos.

O Nobletin ainda vai além e também ajuda na prevenção do excesso de gordura no nosso corpo, principalmente no fígado, encorajando nosso organismo a queimar gordura e não produzi-la e nem estocá-la. Desta forma, ele ajuda a baixar o colesterol ruim e ainda promove o bom colesterol. A tangerina é composta também por sinefrina, que ajuda a frear a produção de colesterol no organismo.

Estudos ainda iniciais foram feitos sobre as propriedades anticancerígenas dos bioflavonoides encontrados na tangerina. Foi demonstrado que eles ajudariam a prevenir o aumento de células cancerígenas, reduzindo, assim, a proliferação de tumores.

8. Auxilia na digestão e combate problemas relacionados ao sistema digestivo

Devido à sua composição nutricional, também podem haver muitos benefícios da tangerina para o seu sistema digestivo, de diversas formas. Por ela ser rica em fibras, ela ajuda no funcionamento geral do sistema digestivo e dos rins também.

Ela contém fibras e antioxidantes, como já citados acima, que restringem a absorção do colesterol pelo fígado, fazendo com que ocorra menos o risco de obesidade e ajude a desintoxicá-lo.

Estudos dizem ainda que suplementos de tangerina ajudam a inibir o crescimento de uma bactéria chamada Helicobacter pylori, que contribui para úlceras pépticas.

Além disso, seus óleos essenciais são recomendados para a prevenção de cólicas e vômitos, e ainda para mulheres grávidas.

9. Hidratação e melhora do sistema renal

Pela tangerina ser composta 90% por água, ela ajuda a hidratar o organismo, é uma fruta diurética, e suas vitaminas e sais mineiras colaboram para o tratamento de anemias.

10. Benefícios da tangerina para a visão

Com o consumo da tangerina fresca, a vitamina A e C, presentes na fruta, podem ajudar a prevenir a degeneração macular relacionada à idade, que pode ser a maior causa de perda de visão em idade avançada.

11. Recomendada para os praticantes de esportes

A tangerina possui por volta de 100mg de potássio por porção; esta substância possui uma função positiva em vários órgãos, células e tecidos do corpo. É um mineral necessário para o funcionamento ideal dos rins, músculos, nervos, coração e para o sistema digestivo, como já previamente citado. Ele é essencial para termos ossos saudáveis, e ainda pode ajudar a prevenir a osteoporose em uma idade mais avançada. Ele também ajuda no crescimento e recuperação dos nossos músculos.

Além do potássio encontrado na tangerina, sua vitamina C, que é crucial na sintetização do colágeno no corpo, ajuda a manter tendões, ligamentos, ossos e artérias bem unidos.

Um estudo feito em junho de 2005 e publicado no “Journal of the American College of Nutrition” concluiu que um aumento do consumo de vitamina C pode ajudar na queima mais rápida de gordura nos exercícios físicos. Então, além de fortalecer nossos ossos e músculos, e aliada a exercícios físicos, a tangerina pode auxiliar, de forma natural, na perda daquela gordurinha extra indesejável, como já dito anteriormente no item 3.

12. Ácido Fólico

A tangerina contém em média 20mg de folato, uma versão natural do ácido fólico. Apesar de nosso organismo precisar de uma quantidade maior do que esta, ainda é importante conhecer as propriedades do ácido fólico, que encoraja o nosso corpo a reparar DNA e ajuda no crescimento de células e tecidos. Desta forma, ele é um elemento essencial em períodos como a gravidez e a infância. Se consumido em quantidades adequadas, o ácido fólico ainda pode ajudar a prevenir mudanças de DNA que poderiam levar ao câncer.

13. Calmante natural

O maracujá pode ser o maior conhecido das frutas calmantes, porém o cheiro da tangerina e o chá de sua folha são altamente recomendados para quem deseja se acalmar depois de um dia, uma semana, ou até anos turbulentos. Esse é um dos benefícios da tangerina menos conhecidos. Na aromaterapia o seu óleo essencial é usado para ajudar as pessoas a descansarem e relaxarem. O chá da folha de tangerina ainda pode ajudar a combater doenças, citadas previamente, como a aterosclerose e cálculos renais.

14. Disposição

A falta de ferro no sangue pode causar falta de disposição e deixar a pessoa com aparência mais pálida e cansada. Quando a vitamina C da tangerina é aliada a algum outro alimento rico em ferro, como por exemplo o espinafre, o corpo terá uma capacidade maior de absorver este ferro. Desta forma, um suco de tangerina com espinafre pode ser uma boa pedida para o começo ou meio do dia.

Algumas dicas

  1. Para melhor aproveitar os benefícios da tangerina listados acima, deve-se escolher a fruta que estava menos exposta ao sol (se colhida diretamente), guardá-la em local fresco e não consumi-la quente (como, por exemplo, fervê-la), pois o calor pode fazer com que a fruta perca boa parte de seus nutrientes;
  2. Quando for escolher sua tangerina, as mais apropriadas são as de cor mais vibrante e as que estejam mais pesadas, pois estas estarão com mais suco dentro de si e não secas, logo, possuirão mais nutrientes;
  3. Não é recomendado lavar as tangerinas antes de guardar, pois o contato com a água pode fazer com que haja crescimento de fungos, estragando a fruta;
  4. Ela pode durar até uma semana. Se não for consumida neste período, é possível refrigerá-la por mais alguns dias, fazendo o seu prazo de validade se estender até duas semanas;
  5. Como fazer o chá de tangerina? Com a água fervendo, adicione as cascas (ou raspas da casca) e deixe-as ferver por aproximadamente três minutos. O chá pode ser consumido frio ou quente e é melhor não deixá-lo assentar por muito tempo para não amargar demais;
  6. É recomendado deixar a casca de tangerina secar ao Sol por alguns dias antes de consumi-la. Depois disto, guarde-as em pacote bem lacrado na geladeira (podendo consumi-las em até dois meses);
  7. Não existe uma recomendação da quantidade perfeita a ser consumida para se ter os benefícios da tangerina listados acima. Contudo, é sempre bom consumi-la em moderação e em conjunto com outros alimentos saudáveis.

via MundoBoaForma.com.br

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