Home / Destaques / 20 melhores exercícios para perder peso

20 melhores exercícios para perder peso

Perder peso é o desejo de quase todas as mulheres que estão (ou consideram estar) com uns quilinhos a mais. Porém, a tarefa nem sempre é fácil. Emagrecer exige disciplina e persistência. Uma boa alimentação é a base de tudo, mas não é segredo para ninguém que as atividades físicas podem dar uma forcinha nesta batalha contra a balança!

20-melhores-exercicios-para-perder-peso

De acordo com Leandro Galende, bacharel em Esporte pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), o procedimento mais indicado para provocar impacto positivo no controle de peso corporal é praticar os chamados exercícios aeróbicos, com esforços de média a longa duração, de caráter dinâmico, em ritmo constante e de intensidade moderada. “Neste sentido, a caminhada, a corrida, o ciclismo e a natação são grandes aliados para as mulheres que desejam reduzir a quantidade de gordura corporal”, destaca.

Abaixo você confere uma lista com essas e outras atividades excelentes para perder peso:

1. Corrida

A corrida é uma modalidade de exercício físico muito conveniente aos programas de controle de peso corporal, conforme explica Leandro Galende. “Uma das vantagens é a maior demanda energética para a prática da corrida, diminuindo, assim, o tempo para se alcançar os resultados desejados, se comparada a outras formas de exercício físico”, diz. Com a corrida, dependendo da intensidade, é possível gastar cerca de 500 calorias por hora.

2. Natação

A natação é, sem dúvida, um exercício ótimo para perder peso, especialmente no verão, quando as pessoas se sentem mais motivadas a ir às aulas que, além de tudo, refrescam. “A natação traz como fator positivo a flutuabilidade que, no meio aquático, reduz a sobrecarga articular. Como a água oferece mais resistência do que o ar, a natação ainda provoca um bom ganho na massa muscular”, destaca Leandro Galende. É possível gastar até 800 calorias em uma hora de aula.

3. Ciclismo

O ciclismo pode ser praticado de forma tradicional ou em bicicletas indoor, destaca Leandro. “Nesse tipo de atividade, a sobrecarga imposta nas articulações de sustentação do peso corporal é mínima, minimizando o risco de lesão”, diz o profissional. Andar de bicicleta ao ar livre é, além de tudo, uma ótima opção de lazer. E a boa notícia é que, dependendo da intensidade em que se pedala, é possível queimar de 500 a 1000 calorias por hora.

4. Spinning

Ainda dentro da proposta de pedalar, as aulas de Spinning, realizadas hoje na maioria das academias de todo o Brasil, são ótimas para quem quer perder peso. “Um lado positivo das aulas de bike indoor é o fato do aluno poder ter o controle de carga e intensidade ajustado às suas necessidades”, destaca Leandro Galende.

5. Caminhada

Embora algumas pessoas duvidem, a caminhada é, sim, uma grande aliada para pessoas que querem perder peso. “A caminhada é recomendada para as mulheres que procuram sair do sedentarismo ou para aquelas com excessiva quantidade de peso corporal e que não toleram esforços físicos mais intensos. Por gerar menor impacto articular, diminui o risco de lesões”, diz o profissional Leandro.

Se for feita de forma moderada (não muito devagar), pode proporcionar um gasto de, aproximadamente, 350 calorias por hora.

6. Step

O step é uma atividade aeróbica que se utiliza de uma plataforma (chamada step; em português, degrau), na qual a praticante pode fazer diversos movimentos, de modo geral, subindo e descendo dela. O exercício tonifica especialmente as pernas, quadris e bumbum. Pode queimar até 800 calorias em uma hora, dependendo do ritmo da atividade.

7. Tênis

É um esporte que, além de queimar calorias, ajuda a tonificar coxas e pernas. Exige movimentos rápidos, bastante atenção e ainda proporciona socialização entre os jogadores. Pode queimar até 800 calorias por hora.

8. Elíptico

O Elíptico pode ser definido como um simulador de caminhadas sem impacto, mas, além de proporcionar movimentação das pernas, o aparelho possui braços que podem proporcionar um trabalho de membros superiores simultaneamente aos inferiores. Com o Elíptico, fica a seu critério a intensidade do exercício, assim, é possível alcançar um treino com grande ganho de resistência e alto índice de queima calórica (até 600 calorias por hora).

9. Remo

O remo é uma excelente maneira de tonificar os braços e, também, uma atividade muito prazerosa. Queima até 600 calorias por hora, melhora a postura, alivia o estresse e aumenta massa muscular. Pode ser feito em locais abertos ou simplesmente com a máquina de remo na academia.

10. Dança

Talvez essa seja uma das maneiras mais divertidas de se perder peso. A dança trabalha com todo o corpo e ajuda a aliviar e/ou evitar o estresse. Mas atenção, a atividade deve ser feita por pelo menos uma hora, em ritmo intenso (nada de enrolação!). Assim é possível queimar entre 600 e 800 calorias.

11. DVD de exercício

Assistindo e seguindo corretamente as instruções de um DVD de exercícios físicos é possível queimar cerca de 300 calorias em uma hora. O lado positivo da atividade é que pode ser feita no conforto do lar.

12. Andar a cavalo

Não é todo mundo que tem um cavalo à disposição. Mas andar a cavalo uma vez por semana é uma boa maneira de se manter em forma e também de fazer um passeio agradável, observando a natureza. A atividade pode proporcionar o gasto de mais de 200 calorias por hora, além de ajudar na tonificação do bumbum, abdômen e coxas.

13. Jump

As aulas de Jump (em que a praticante pula/dança sobre uma cama elástica) têm feito muito sucesso nas academias, inclusive pelo alto gasto calórico que proporcionam. Em uma hora de atividade é possível queimar de 300 a 600 calorias, dependendo do ritmo das coreografias.

15. Lutas

As lutas, como Boxe, Muay thai e Jiu jtisu, já se tornaram febre na maioria das academias. Além de promoveram algo gasto calórico (cerca de 600 calorias por hora), ajudam a definir o corpo e a aliviar o estresse.

16. Ioga

O alongamento é bom para o corpo e para a alma. O que pouca gente sabe é que praticar Ioga também pode ajudar as pessoas que querem perder peso! Além de melhorar a flexibilidade, diminuir dores musculares, é possível queimar cerca de 180 calorias por hora nessas aulas.

17. Futebol

Jogar futebol, ainda que informalmente, é uma maneira maravilhosa de queimar calorias (cerca de 400 por hora) e, logo, perder peso.

18. Musculação

As atividades de força feitas na academia, associadas a exercícios aeróbicos, são essenciais para perder peso, além de aumentarem a massa magra e modelarem todo o corpo da mulher.

19. Jardinagem

Pouca gente sabe, mas cuidar do jardim pode queimar cerca de 200 calorias por hora. Mas é preciso se proteger do sol e se manter hidratada, tomando muita água!

20. Limpar a casa

Que tal unir o útil ao agradável? Limpando a casa você pode gastar cerca de 200 calorias por hora. Para dar um ânimo a mais à atividade, faça uma seleção de músicas agradáveis e dance enquanto varre, tira o pó etc. A tarefa tende a se tornar mais divertida.

Que exercício escolher?

Antes de decidir qual exercício quer praticar para perder peso, a mulher deve procurar um cardiologista para avaliar as condições do sistema cardiovascular, destaca o profissional Leandro Galende.

“Estando apta à prática da atividade física, a dica é procurar a atividade que lhe traga prazer e bem-estar”, diz Leandro.

“A atividade deve ser supervisionada por um profissional da área da Educação Física e do Esporte que, além de indicar a melhor atividade para aquela pessoa, controlará a intensidade e a duração do exercício de modo seguro, para que a mulher possa atingir seus objetivos sem risco de lesão”, acrescenta o profissional.

Não fique parada! São muitas as opções de atividades, seja para as pessoas que querem perder peso, seja para aquelas que querem garantir uma vida mais saudável.

via Dicas de Mulher

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top