Home / Destaques / 5 Benefícios do agachamento

5 Benefícios do agachamento

Um exercício que reproduz um movimento considerado básico para o ser humano. Além disso, que vem sendo amplamente estudado pela ciência e se mostra na teoria e na prática como sendo um dos mais importantes do treinamento físico.

agachamento

O agachamento é vital para grande parte das pessoas, que querem bons resultados em seu treinamento. Por ser um exercício que reproduz um padrão motor básico de qualquer pessoa (veja como os bebês agacham de maneira correta), ele pode ser usado por grande parte das pessoas, desde que estas não tenham problemas articulares ou lesões que podem ser agravadas por este movimento.

Mas no geral, o agachamento, quando bem executado, só traz benefícios, independentemente de qual seja o objetivo. Pensando nisso, nós do Treino Mestre, resolvemos listar 5 benefícios do agachamento, para você ter certeza de que ele é muito importante em seu treino!

1. Grandes músculos ativados:

O agachamento é um exercício multiarticular, feito em cadeia cinética fechada. Portanto, ele atua sobre mais de um músculo. Como o movimento completo do agachamento é composto por uma flexão de joelho e uma flexão de quadril, seguidas por uma extensão, temos 3 grupos musculares que são altamente ativados, quando temos uma execução correta. Até o momento em que o joelho vai a 90º, temos uma ativação acentuada do quadríceps. Após o joelho passar da linha de 90º, na parte excêntrica do movimento, teremos uma ativação muito mais elevada dos isquiotibiais e dos glúteos. Com isso, em apenas um movimento, teremos a ativação dos 3 maiores grupos musculares da parte inferior do corpo.

É lógico que isso acontece quando o movimento é bem executado. Quando a pessoa tem encurtamento da cadeia posterior, por exemplo, acaba projetando o quadril para frente, pois não existe flexibilidade para manter as curvaturas fisiológicas da coluna. Desta maneira, ao invés de causar torque no glúteo, o movimento irá causar maior torque na região lombar. Nestes casos, uma melhora da execução e da flexibilidade se faz necessária.

2. Elevado gasto calórico:

Se o agachamento atua diretamente sobre 3 grandes grupos musculares, é lógico que seu gasto calórico é muito elevado. Como se isso não bastasse, ainda estamos falando de 3 grupos musculares que são capazes de produzir muita força, o que faz com que seja possível alcançar elevadas intensidades. Este é o motivo pelo qual o treino de pernas é de longe o que mais calorias gasta, dentro do contexto da musculação.
O agachamento é sem sombra de dúvidas, um dos exercícios com maior gasto calórico, entre todos os da musculação, desde que sua execução seja correta. Isso é visível quando observamos que praticamente todos os programas de emagrecimento que tem resultados positivos, incluem o agachamento e diversas variações dele nos treinos. Além do mais, quando se obtém aumento da massa muscular nos glúteos, quadríceps e isquiotibiais, temos um aumento considerável do metabolismo basal, fundamental para quem quer emagrecer.

3. Melhora da funcionalidade:

Mesmo que seu objetivo não seja nem emagrecer e nem obter hipertrofia, faça agachamentos. Isso por que ele melhora e muito a funcionalidade de qualquer pessoa, pois atua em grandes músculos, promove uma melhora da flexibilidade e do equilíbrio e é um movimento natural do dia a dia. Portanto, se quer melhorar sua funcionalidade e garantir uma velhice mais ativa, comece agora a agachar!

4. Alta intensidade:

Sempre falo em meus artigos que a intensidade precisa sempre ser considerada. Exercícios com elevado volume e baixa intensidade são pouco eficientes para a grande maioria dos casos. Agora pense em se treino de pernas (caso você faça agachamento).
Se você tiver uma boa execução, provavelmente o agachamento está incluso entre os 3 exercícios mais intensos e desgastantes de seu treino, não é? Por sua elevada amplitude (o braço de movimento, que é a coxa, realiza um movimento de quase 180º), grandes músculos ativados e alta capacidade de torque, o agachamento é um dos exercícios mais intensos para o treino de pernas. Por isso, independentemente se o seu objetivo é hipertrofia ou emagrecimento, ele é importantíssimo!

5. Barriga definida:

caso ainda não esteja convencido (a), tenho ainda mais um argumento! O agachamento apresenta elevados níveis de ativação muscular do abdômen! Isso mesmo, ele pode ser mais efetivo até que o próprio abdominal tradicional, para conseguir ativar os músculos desta região. Isso se explica pelo fato de que o reto abdominal, principal músculo desta região, atua de maneira elevada no movimento de extensão de quadril, que é o que acontece na fase concêntrica do agachamento.

Além disso, o agachamento ainda tem uma forte atuação sobre os músculos paravertebrais da região lombar, atuando de maneira estática sobre eles e melhorando aspectos ligados a postura. Por isso, o agachamento atua basicamente sobre 4 grandes grupos musculares.
O agachamento é um dos melhores exercícios para seu treino de pernas, bem como é um dos mais complexos. Por isso, se quer todos estes benefícios, esteja atento (a) a execução do movimento, pois tudo o que foi dito neste artigo, está relacionado a um movimento de alta qualidade. Bons treinos!

via Gympass

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top