F2 Fitness

Assim como o ovo, o abacate também ainda gera um certo receio na maioria das pessoas por causa do seu teor de gordura e de suas calorias.

É normal que o sinal de alerta acenda com determinados alimentos que fomos ensinados a temer na cultura da lipidofobia e a viver sob contagem de calorias ingeridas e calorias queimadas. Então hoje vim contar um pouquinho pra vocês sobre essa belezinha de fruta, que é o xodó da galera Paleo, LCHF, funcional, mediterrânea e de todo mundo que se preocupa em conhecer sua própria comida.

Composição nutricional

Cada 100g de abacate possui:
(via: FatSecret.com.br)

Daí você se espanta com a quantidade de calorias (160kcal / 100g) e de gorduras (14,66g / 100g), certo?

Mas eu te garanto que essas gorduras e calorias são as melhores pra nossa saúde! Muito diferente daquele McDonalds ou do sonho da padaria, que só contém farinha, açúcares e gordura trans (esses sim aumentam o colesterol e provocam doenças cardiovasculares, entre outras várias inflamações no nosso corpo, além de serem alimentos obesogênicos que só atrapalham o funcionamento da nossa tireóide)

Além disso, o abacate é conhecido como um super alimento (super foodpor apresentar uma variedade generosa de vitaminas e minerais que são super importantes ao nosso metabolismo:

  • Vitamina B1
  • Vitamina B2
  • Vitamina B3
  • Vitamina B5
  • Vitamina B6
  • Vitamina B9
  • Vitamina C
  • Vitamina E
  • Vitamina K
  • Cálcio
  • Ferro
  • Folato
  • Magnésio
  • Manganês
  • Fósforo
  • Potássio
  • Sódio
  • Zinco

Por que comer?

1. Um abacate contem mais potássio do que uma banana: são 485mg/100g x 385mg/100g. Então, se você pensa em consumir potássio pra melhorar ou evitar cãibras, vá de abacate! Você ainda de quebra consome mais gorduras e menos carboidratos – o que é uma vantagem, especialmente se você está precisando perder gordura ou se está em manutenção de peso.

2. Por ser rico em beta-sitosterol, o abacate ajuda a baixar o “colesterol ruim” em até 22% e ajuda também a aumentar o “colesterol bom” em 11%, além de colaborar para a redução dos triglicérides em até 20%.

3. O abacate ajuda a aumentar em até 5x os carotenóides (licopeno e beta-caroteno, em especial) que obtemos pela alimentação.

Nota: carotenóides são uma família de compostos abundantemente encontrados na natureza, responsáveis pela cor da maioria das frutas e vegetais que comemos todos os dias, podendo variar do amarelo até o vermelho vivo. Os que nós mais ouvimos falar no dia a dia são o beta-caroteno, o licopeno e a luteína. Nós não produzimos os carotenóides por conta própria e dependemos da alimentação pra obtê-los e metabolizá-los: muitos deles se convertem em vitamina A no organismo (excelente para os olhos!) e, mais recentemente, algumas pesquisas mostraram queque os carotenóides atuam também como antioxidantes.

4. Ainda falando em carotenóides, o abacate contem mais luteína do que qualquer outra fruta, contribuindo e muito para a saúde dos olhos, evitando cataratas e degenerações maculares.

5. O abacate apresenta uma quantidade interessante de folato (ou ácido fólico), que é essencial pra evitar doenças cardiovasculares (de ataques cardíacos a AVCs), além de prevenir má formações do feto durante a gestação.

6. O abacate possui um poder de saciedade incrível por ser rico em fibras e também em gorduras: isso vai manter a fome afastada por mais tempo, vai estabilizar o açúcar no sangue (glicemia) e ainda tende a melhorar o funcionamento intestinal. Tudo isso tende a ter impactos positivos na perda de gordura corporal.

7. O abacate possui propriedades antiinflamatórias devido à sua concentração de polifenóis e flavonóides.

Curiosidade: abacate ou avocado?

Até pouco tempo, eu achava que era a mesma coisa, mas depois vim a saber que existem diferenças sim entre abacate e avocado:

O avocado, além de ser menor, tem um sabor mais doce e, por isso, é mais apreciado por muitas pessoas do que o abacate manteiga (que é o que consumimos tradicionalmente aqui no Brasil).

O avocado aqui no Brasil costuma ser muito mais caro (geralmente até duas vezes mais), mas apresenta mais nutrientes e 10% menos calorias do que o abacate comum.

Sugestões de consumo:

Além de ser tudo de bom, o abacate ainda é extremamente versátil, podendo participar de receitas doces ou salgadas.

Separei algumas sugestões de como introduzir o abacate no seu dia a dia e das quais eu particularmente sou fã:

Picado em cubinhos nas saladas frias

abacate em salada caprese

Preparado como guacamole

guacamole abacate

Acompanhando ovos no café da manhã

Ovos, bacon e abacate: café da manhã dos campeões! (imagem: paleotribe.co.uk)

Abacate e ovos mexidos: perfeito para o café da manhã!

Smoothies e bebidas geladas com outras frutas

smoothie de manga com abacate

smoothie abacate com abacaxi

smoothie de abacate com mirtilos e banana

Sorvetes e picolés (em breve vou trazer as receitas pra vocês!)

Picolé de abacate. (imagem: bolsademulher.com)

Mousse de abacate com cacau

Mousse de abacate com cacau

Recheado

Abacate recheado: as opções de recheio são inúmeras! (imagem: Fit Chef Vanda Rittmann)

Abacate recheado e assado com ovo e bacon.

via Alimentação – Vida Fit