Home / Alimentação / 9 Receitas com batata doce no café da manhã

9 Receitas com batata doce no café da manhã

Comer batata doce no café da manhã pode ser muito saudável em uma dieta equilibrada. Além de dar um sabor suave e adociado às suas refeições, ainda fornece vitaminas importantes como a vitamina B6, C, e D, bem como carotenoides e antioxidantes que combatem diversas doenças.

Para um café da manhã rico em proteínas você pode adicionar ovos à sua refeição, pois novos estudos vêm mostrando que os ovos mexidos ou omeletes não aumentam o colesterol e podem ajudar a te manter saciado durante o dia, controlando a compulsão por alimentos fora de horário e reduzindo as porções das refeições principais. Assim como o ovo, a batata doce causa uma sensação de saciedade parecida, além de fornecer energia ao longo do dia, uma vez que seu açúcar é liberado no organismo de forma lenta, o que é ideal por não acumular como gordura.

baixo separamos algumas receitas proteicas e saborosas para utilizar batata doce no café da manhã e começar o dia com tudo. Seguidores da dieta low carb podem achar receitas interessantes aqui, bem como de outras dietas.
Lembre-se que para deixar o prato mais saudável sempre substitua o azeite por óleo de coco e sempre que possível prepare as receitas cozidas ou assadas e com pouca adição de açúcar ou sal, certo? Bom apetite!

1. Receita proteica com batata doce no café da manhã
Ingredientes:
1 batata doce grande cortada em cubos;
2 ovos inteiros;
1/2 colher de sopa de óleo de coco;
1 pimentão vermelho, cortado em cubos;
2 cebolas picadas;
1 dente de alho picado;
Alho poró a gosto;
1/2 colher de chá de sal;
1/2 colher de chá de pimenta.

Modo de preparo:
Corte a batata doce em pequenos pedaços sem a casca. Pique também a cebolinha, pimenta e alho. Refogue o óleo de coco em uma panela média em fogo médio. Adicione a batata doce, uma vez que vai demorar mais tempo para cozinhar. Depois de 3 minutos, adicione o pimentão, sal e pimenta. Coloque uma tampa na panela para ajudar a cozinhar as batatas pelo vapor. Três minutos depois adicione o alho-poró e o alho. Misture bem. Quebre dois ovos sobre a mistura, coloque uma tampa na panela e cozinhe por mais 4 minutos até que o ovo cozinhe e a gema endureça. Se preferir você pode deixar a gema mais mole, se for do seu gosto. Sirva a seguir.

2. Receita com batata doce com iogurte e nozes
Ingredientes:
1 batata doce;
1/4 xícara de iogurte natural ou de baunilha desnatado;
1 colher de sopa de açúcar demerara;
2 colheres de sopa de nozes picadas (podem ser amêndoas se preferir)

Modo de preparo:
Aqueça o forno. Lave e corte a batata doce ao meio sem tirar a casca. Leve ao forno e asse até ficar macio quando perfurado com a ponta de uma faca, de 40 a 50 minutos. Abra um pouco a batata e coloque o iogurte, adoce com açúcar e jogue as nozes por cima. Sirva em seguida. Se preferir, você pode fazer um purê da batata doce e misturar com o iogurte, nozes e açúcar e comer como uma espécie de mingau.

3. Receita de batata doce no café da manhã com cebolas caramelizadas

Ingredientes:
2 cebolas grandes;
1 colher de sopa de manteiga light;
Salsinha a gosto;
3 batatas doces orgânicas;
6 dentes de alho;
Alecrim fresco a gosto;
3 colheres de sopa de óleo de coco;
1 colher de sopa de sal marinho;
Pimenta do reino a gosto moída na hora

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno. Descasque as cebolas e corte-as ao meio longitudinalmente, em seguida, corte-as em finas meias-luas. Corte as meias-luas pela metade. Derreta a manteiga em uma frigideira em fogo médio.

Quando começar a soltar a espuma acrescente a cebola e polvilhe levemente com sal. Diminua o fogo e cozinhe ligeiramente a cebola por cerca de 30 minutos, mexendo ocasionalmente. Cozinhe até que adquiram uma coloração marrom, caramelizada. Enquanto isso, coloque a salsicha em outra frigideira em fogo médio. Cozinhe a salsicha por cerca de 10 minutos ou até dourar e começar a ficar crocante. Escorra qualquer excesso de óleo.

Enquanto a cebola e salsicha estiverem cozinhando, corte a batata doce com casca em cubos, bem como o alho e o alecrim. Coloque em uma tigela grande com a batata doce. Misture com o azeite, sal e pimenta do reino. Forre uma assadeira grande com papel alumínio ou papel manteiga e espalhe a mistura de batata doce uniformemente. Asse as batatas doces por 30 a 45 minutos ou até que estejam macias e douradas. Adicione as cebolas e a salsinha e sriva a seguir.

4. Receita de batata doce no café da manhã com aveia e canela
Ingredientes:
1 xícara de aveia;
1 3/4 xícara de água;
1/2 xícara de purê de 1 batata doce;
2 colheres de sopa de açúcar demerara;
1/2 colher de chá de canela em pó;
1/2 colher de sopa de farinha de linhaça;
3 colheres de sopa de granola.

Modo de preparo:
Para assar a batata doce, pré-aqueça o forno em temperatura média e corte a batata ao meio e despeje um pouco de azeite de oliva. Coloque o lado de baixo encostado em uma assadeira forrada com papel manteiga e asse por 20 a 30 minutos ou até ficar macia e suave. Quando estiver pronto, tire do forno e deixe esfriar. Enquanto isso, coloque a aveia na água para ferver e diminua o fogo para baixo. Continua cozinhando até que a aveia absorva boa parte da água.

Esprema a batata doce a parte com açúcar, canela e as sementes de linhaça e misture bem. Se quiser deixar uma consistência mais cremosa, você pode adicionar um pouco de leite de amêndoas. Adicione a aveia em uma tigela, bem como a mistura com batata e polvilhe granola. Se quiser coloque um fio de mel por cima para adoçar levemente. Sirva em seguida. Essa receita possui 253 calorias.

5. Receita de pão tostado com chips de batata doce no café da manhã
Ingredientes:
2 fatias de pão integral;
1 1/2 colheres de sopa de manteiga light;
1 ovo grande;
1 fatia de queijo da preferência;
Batata doce chips.

Modo de preparo:
Prepare os chips de batata doce da seguinte forma: Lave e descasque bem a batata doce, corte em fatias bem fininhas ou como preferir. Disponha em uma assadeira anti aderente. Adicione azeite e um pouco de sal, leve ao forno por 40 minutos ou até ficar crocante. Se precisar, vire a batata na metade do tempo para dourar por igual.

Faça um “poço” em uma das fatias do pão com o copo, de modo que fique fundo para caber o ovo. Passa manteiga dos dois lados dessa fatia. Leve na frigideira, toste um lado e vire do outro com o furo para cima. Adicione o ovo e espere cozinhar. Por último coloque o queijo por cima quando o ovo já estiver cozido e o fogo desligado (com o calor do próprio ovo, o queijo deve derreter naturalmente). Adicione a batata doce chips no pão, feche e sirva a seguir.

6. Receita de burritos com batata doce
Ingredientes:
1 colher de sopa de óleo de coco;
1 batata doce média;
½ cebola média;
1 pimenta jalapeño (com ou sem sementes);
¼ xícara de coentro;
Sal a gosto;
½ xícara de queijo cheddar ralado;
2 ovos;
2 colheres de sopa de leite desnatado;
6 a 8 tortillas de milho.

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno. Enquanto isso, separe uma panela grande com água para ferver. Corte as cebolas e o jalapeño em tiras. Corte a batata doce em cubos. Em uma panela, aqueça ½ colher de sopa de óleo de coco em fogo médio. Refogue a cebola e a pimenta até que a cebola fique transparente. Na panela com água, coloque a batata doce para cozinhar até que amoleça e adicione sal e coentro. Retire do fogo e reserve.
Em uma panela separada, em fogo baixo coloque óleo de coco, adicione os ovos e o leite e deixe cozinhar e desligue. Separe as tortilhas de milho, preencha com batata, ovos e um pouco de queijo cheddar ralado por cima e envolva em forma do burrito. Pincele com um pouco de azeite e leve para assar no forno por 12 a 15 minutos. Sirva a seguir acompanhado de sour cream.

7. Receita de pão de batata doce no café da manhã
Ingredientes
300 gramas de batata doce cozida;
1/2 xícara de farinha de coco;
3 ovos;
3 colheres de sopa de leite de coco;
1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
Suco de meio limão;
Pitada de sal.

Modo de preparo:
Você pode cozinhar a batata doce com casca ou sem casca. Se possível, opte pela opção com casca, pois contém muitas vitaminas e propriedades. Pré-aqueça o forno a 180° C. Unte uma assadeira ou coloque papel manteiga. Adicione os ingredientes em seu processador de alimentos ou liquidificador e bata até misturar bem.

Coloque a mistura na forma preparada, alise o topo com uma colher. Asse por 40 minutos. Cubra o pão com papel alumínio e leve ao forno por mais 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar antes de cortar. Consuma puro ou com algum patê ou geleia.

8. Receita de waffle de batata doce no café da manhã
Ingredientes:
⅓ xícara de purê de batata doce;
¼ xícara de iogurte natural;
2 ovos;
¼ xícara de farinha de aveia;
¾ colher de chá de fermento em pó;
½ colher de chá de canela;
½ colher de chá de extrato de baunilha.

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em uma tigela pequena. Divida a massa ao meio e cozinhe 2 waffles utilizando a máquina de waffle (para dar o formato) untada com manteiga light. Adicione geleia, mel ou cream cheese e sirva.

9. Receita de panqueca de batata doce
Ingredientes:
1 batata doce pequena sem casca, cozida;
2 ovos grandes;
Pitada de sal;
¼ de colher de chá de canela;
Noz-moscada ralada na hora;
Mel a gosto;
Amêndoas picadas;
Uvas passas.

Modo de preparo:
Primeiro, amasse a batata doce cozida até chegar à consistência de purê. Em seguida, quebre os ovos em uma tigela e bata levemente até formar uma espuma. Adicione a batata amassada aos ovos, misturando tudo, até formar uma massa uniforme. Acrescente o sal, noz-moscada, canela e o mel (o mel é opcional e costuma tirar um pouco do sabor da batata doce, que é adocicada por natureza). Por último, adicione as amêndoas picadas e as uvas passas na massa.

Unte uma frigideira antiaderente com um fio de óleo de coco e aqueça em fogo médio. Coloque, com a ajuda de uma concha, a quantidade de massa que desejar. Deixe dourar de um lado, espere começar a desprender as bordas da frigideira e vire com uma espátula. Repita o procedimento até acabar a massa. Sirva com acompanhamentos da preferência.

via Gympass

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top