Home / Alimentação / Alimentos funcionais: beterraba

Alimentos funcionais: beterraba

Hortaliça é rica em ferro, vitamina B6, cálcio e antioxidantes

beterraba

A beterraba é uma das hortaliças mais ricas em nutrientes. Ela contém cálcio, ferro, potássio, além de ferro e magnésio. Embora todas as verduras sejam saudáveis, a beterraba se destaca por ser um grande antioxidante. Ou seja, ajuda reparar o dano celular causado pelos radicais livres, que são moléculas instáveis que perdem elétrons e tendem a roubá-los de outras moléculas, alterando sua função. A principal consequência deste processo, conhecido por oxidação, é o enfraquecimento do sistema imunológico, que resulta no envelhecimento e deterioração da pele, baixa resistência contra doenças, dentre outros malefícios.

Por ser rica em cálcio, a hortaliça ainda colabora com o desenvolvimento dos ossos e fortalecimento dos dentes. Este mineral também ajuda a regular a pressão arterial e prevenir doenças relacionadas ao desgaste ósseo, como a osteoporose. A beterraba também possui um nível considerável de fibra, que auxilia na prevenção da prisão de ventre, no combate ao câncer de cólon, além de regular o índice de colesterol.

Dentro de suas propriedades se destaca o ferro, mineral fundamental para os esportistas, já que trabalha no transporte de oxigênio do sangue para as células.

A beterraba também é fonte riquíssima de um nutriente essencial para o ser humano, a Vitamina A, que beneficia e estimula o sistema imunológico, ajuda a evitar infecções no sistema respiratório, estimula o desenvolvimento da visão e ajuda na formação de tecidos nervosos.

Por último, a hortaliça conta com o aporte da Vitamina B6, fundamental tanto para o processamento dos aminoácidos do corpo, quanto para a manutenção de um sistema neurológico saudável.

via Ativo.com

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top