Home / Alimentação / Como aproveitar a Páscoa sem prejudicar a pele

Como aproveitar a Páscoa sem prejudicar a pele

O chocolate pode até fazer mal para pele, mas só se consumido em excesso.

como-aproveitar-a-pascoa-sem-prejudicar-a-pele51-thumb-570

A Páscoa é – sem dúvida – a data mais aguardada pelos chocólatras. Não poderia ser diferente, afinal, o feriado cristão é comemorado por tradição com reunião familiar, mesas fartas e muito, muito chocolate.

Por conta de exageros, no entanto, é muito comum nesta época o desenvolvimento em alguns indivíduos de maior oleosidade cutânea acompanhada de acne e espinhas. É o que explica a coordenadora do departamento de Cosmiatria da Sociedade de Dermatologia do Rio, Mônica Azulay.

Para as pessoas que têm uma predisposição genética, o aparecimento de acne ou a sua piora podem estar relacionados a uma dieta baseada em alimentos de elevado valor glicêmico, como é o caso do chocolate, uma vez que o aumento da insulina na corrente sanguínea vai promover o aumento de hormônios andrógenos que, por sua vez, aumentam a produção do sebo e, consequentemente, de toda a cadeia do mecanismo de acne.

Isso não quer dizer que o chocolate seja um alimento proibido. Para evitar problemas de pele após o feriado, o recomendado, na verdade, é que o consumo da guloseima seja moderado. Nada de comer uma barra inteira em um dia. “Mesmo os paciente com predisposição a acne podem comer chocolate. Sempre de forma moderada, sem exagero. O problema são os excessos”, explica.

Optar por chocolate mais amargos é mais uma forma de prevenir os danos à pele. Dado que estes chocolates possuem uma maior concentração de cacau e uma menor concentração de gordura, sobretudo quando comparados aos chocolates ao leite.

São, principalmente, as barras de chocolates ao leite que apresentam uma grande quantidade de carboidratos, por isso, açúcares com alto índice glicêmicos, acarretando o aumento rápido de insulina na corrente sanguínea, o que pode gerar uma piora no quadro.

Ainda de acordo com a dermatologista, o consumo de alimentos com baixo índice glicêmico estão mais recomendados na dieta destes pacientes. Já para ajudar a recuperar a pele, a indicação é que se procure um médico dermatologista. “O tratamento será indicado de acordo com o grau de acne que o paciente apresente. Portanto, o adequado é que a pessoa consulte o seu dermatologista”, finaliza.

via Vila Mulher

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top