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Como aumentar a confiança ao correr?

A maioria dos corredores, especialmente os novatos, tem momentos de insegurança com relação à corrida. Isso pode acontecer tanto por falta de experiência nas ruas, quanto depois de uma corrida particularmente ruim. E a primeira prova de qualquer distância é uma amostra disso. Ela pode ser assustadora. A pergunta “Será que eu consigo?” é uma constante. E não para por aí. Às vezes as dúvidas se mostram até por conta de um período ruim que você passa na vida pessoal e que interfere nos treinos. Fato é que ninguém está livre dessa ansiedade se não estiver com a cabeça muito bem preparada.

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Para evitar problemas, o melhor a fazer é um planejamento adequado do treinamento, sempre se comprometendo com os treinos para que você possa espantar a insegurança de novato. Tenha em mente as suas metas e faça com que cada corrida seja motivo de mais confiança.

Elencamos algumas maneiras de lidar com esses sentimentos de ansiedade. Atitudes que farão com que você aumente a fé nos seus treinos.

Reconheça as inseguranças

Alberto Salazar, norte-americano três vezes campeão da Maratona de Nova York, já dizia: “Quando estamos na linha de partida somos todos covardes.” Até mesmo os corredores de elite lutam contra esse sentimento de ansiedade antes das corridas. Por isso, fique tranquilo.
A quantidade saudável de frio na barriga pode, até, ser benéfica, pois é um incentivo para que você corra atrás dos seus objetivos. Canalizar a ansiedade em motivação, no entanto, é um desafio. Mas quando feito com sucesso, potencializa a corrida e faz com que você fique alinhado com o treinamento.

Pense positivo

A cabeça é muito poderosa. Quando você dá chances para que os pensamentos negativos surjam parece até que tudo começa a andar parta trás. Você não deve ser louco a ponto de falar em voz alta para si mesmo os seus objetivos. Apenas, desenvolva alguns pensamentos positivos ou um mantra que fará com que a sua cabeça ajude durante a corrida. Lembre-se o quão duro você está treinando e que você está apto e preparado para correr. Depois de algumas repetições, sua atitude positiva vai se tornar automática.

Esteja preparado para a corrida

Você pode estar preocupado com fatos que não pode controlar, como o tempo que fará no dia da competição. Mas assuma o controle da situação. Escolher a roupa que você usará na prova, se familiarizar com o percurso, se alimentar corretamente antes da corrida e apostar na hidratação adequada são atitudes que farão com que você tenha segurança e contribuem para um melhor desempenho.

(Fonte: Alexandre Machado, mestre em ciência da motricidade e líder da Metodologia VO2PRO de treinamento e corrida)
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