Home / Corrida / Corrida x Festas de fim de ano: cuide do seu rendimento

Corrida x Festas de fim de ano: cuide do seu rendimento

2017 está chegando ao fim e com ele vem aquela boa e velha rotina de fim de ano: repetimos os mesmos hábitos como fechamento de projetos, metas e planos para o próximo ano, festas de confraternização, amigo secreto, encontros familiares, compra de presentes e por aí vai. E, com tudo isso, como fica aquela sua outra rotina? A dos treinos de corrida?

A gente sabe que fica mais complicada. E em meio a tudo que está acontecendo nesta época do ano, os treinos vão se encaixando entre toda essa agenda de festas, comemorações e compromissos. Mas a sua capacidade é outra: um corpo estafado e noites de descanso com menos qualidade. E o resultado? Queda no rendimento.

Então, deixo um alerta para os praticantes que treinam muito e veem o esforço ir por água abaixo. Com tanta atividade, nesta época do ano, os “leões de treinos” geralmente transformam-se em “gatinhos mansos” nas competições.

Seja esperto e compartilhe com o seu coach o cenário, faça os ajustes necessários e siga treinando sem aumentar a chance de lesão. Afinal, merecemos ter férias com muita qualidade depois de um ano de tantas superações.

Para te ajudar nessa fase, recomendaria a você puxar o ar profundamente pelo nariz, nos momentos de alta pressão, inflando a barriga como se fosse um balão e ir soltando o ar lentamente. Esta técnica aumenta o fluxo sanguíneo na área do cérebro associada ao controle emocional que precisamos ter nos momentos de estafa no dia a dia.

Outra dica é, sem dúvida, aumentar o cuidado nesta fase de treinamento já que a maioria das lesões em corrida ocorre em final de temporada, pois o corpo já está bastante desgastado com a carga de treinamentos ao longo do ano.

No geral, as pessoas acreditam que devem treinar muito para obter boas marcas. No entanto, se não houver o controle do volume e a programação de períodos de recuperação (pausa, repouso e considerar o momento do ano em que estamos), o risco de cometer excessos será prejudicial à saúde do corredor e ao seu desempenho, colocando em risco o seu final de ano.

Para muitos, as competições deste ano terminaram. Mas alguns ainda vão enfrentar o desafio da São Silvestre. Para estes, o cuidado precisa ser redobrado. Fiquem atentos aos sinais do seu corpo. Daqui, fico na torcida e no desejo de que sua reta final de treinos seja com qualidade e continuidade.

via Ativo

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top