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Cuidados ao praticar exercícios no inverno

Para quem gosta de praticar exercícios, não existe tempo ruim! Com sol, frio ou chuva, a vontade de correr, pedalar ou caminhar ao ar livre é maior. No inverno, é importante estar atento com as chances de sofrer lesões musculares, por conta das baixas temperaturas. Quer saber como se proteger?

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O fisiologista Diego Leite de Barros, do HCor, explica: “Nesta época as lesões leves são comuns, quando ocorre a ruptura de poucas fibras musculares. Ela ocorre principalmente em atletas iniciantes, que não estão acostumados a fazer o aquecimento antes de iniciar qualquer atividade física”. Ele cita a corrida, o ciclismo e o futebol como os esportes que mais causam distensões.

A importância do aquecimento

Quando o corpo está em repouso, o fluxo de sangue para os músculos é baixo, entre 15% e 20%. Durante o exercício, porém, pode atingir índices de 70% a 90%. “Só é possível alcançar o desempenho máximo quando a circulação sanguínea estiver plenamente ativa. Por isso o aquecimento é essencial, quando ocorre uma transição do repouso para a ação”, explica o fisiologista. O ideal é separar dez minutinhos para essa preparação, que pode ser realizada com uma caminhada ou corrida leve.

Os músculos mais afetados pela síndrome das baixas temperaturas são os da coxa e os da panturrilha (a batata da perna). O tempo médio de recuperação é de 15 dias. O tratamento consiste em aplicação de gelo no local e uso de anti-inflamatórios, sem imobilização.

Atenção com os treinos de manhã!

Os estiramentos musculares também são mais comuns no período da manhã. Isso acontece não só pelo frio mais intenso, mas também pela pressa do atleta, que, geralmente, tem outros compromissos. Então, cuidado: mesmo que você tenha que terminar logo o treino, não se esqueça de aquecer antes de começar a praticar seu esporte favorito!

via Sabor em movimento

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