Home / Alimentação / Dicas para hábitos saudáveis no prato

Dicas para hábitos saudáveis no prato

Comer alimentos in natura, evitar industrializados, reduzir o açúcar, o sal e a gordura trans, levar comida de casa, comer de três em três horas… são muitas as “regras” para cultivar hábitos saudáveis e manter o corpo em forma, mas algumas dicas são simples e normalmente pedem apenas uma reeducação alimentar – sem restringir os alimentos da dieta.

trocas-inteligentes-ativo

Veja dicas de hábitos saudáveis para fazer trocas bacanas no seu cardápio de todos os dias:

Substitua a manteiga tradicional por manteiga ghee
A ghee passa por um processo que remove todas as toxinas e moléculas de lactose, tornando a manteiga muito mais nutritiva e rica em nutrientes. Por ser uma fonte de gordura, devemos ter cautela no seu uso, moderação é sempre a palavra! Por fim, o processo de clarificação pelo qual a manteiga passa para virar ghee torna ela muito mais saudável do que a tradicional.

Troque o sal refinado por sal rosa do Himalaia
O sal refinado passou por tantos processos químicos que todos os seus nutrientes foram removidos. Enquanto isso, o sal rosa ainda é puro e contém vitaminas e minerais, além de ter um teor de sódio mais baixo.

Prefira o açúcar de coco em vez do açúcar refinado
O açúcar de coco é considerado o adoçante mais saudável do mundo por ser um produto 100% natural. Ele possui o índice glicêmico baixo e é rico em vitaminas do complexo B, ferro e magnésio. No entanto, é bem mais caro. Por isso, também vale a pena trocar o açúcar refinado por qualquer outro, seja o demerara, o mascavo ou o melado de cana ou o açúcar de coco. No quesito calorias, o açúcar refinado possui o dobro – 2 colheres de chá contˆm 40 kcal, enquanto o de coco tem 20 kcal.

Substitua a batata inglesa por batata-doce
A batata doce possui muito mais fibras e índice glicêmico menor do que a batata comum, sendo muito importante para o controle da liberação de açúcar na corrente sanguínea. A quantidade de vitamina A na doce é enorme, o que melhora o sistema imunológico e previne contra doenças e infecções.

Troque o óleo de canola por óleo de coco
“O que poucos sabem é que o óleo de canola era utilizado para a fabricação de bombas nucleares na épocas das guerras, tornando-se um composto extremamente tóxico e nocivo para o corpo”, comenta Maria Vitória. Já o óleo de coco é uma gordura predominantemente saturada, mas que contém ácidos graxos, ácido láurico, cáprico, caprílico e caproico, que aumentam o metabolismo basal (fazendo o corpo queimar mais calorias), fortalecem as defesas do corpo e são fontes de energia natural.

Prefira o cacau em pó ao chocolate ao leite
O cacau é riquíssimo em magnésio, ferro, cromo e manganês, substâncias que atuam para que nosso corpo exija todas as funções vitais e mantenha sua integridade. “Possui Anandamida, a mesma substância que é liberada quando nos sentimos felizes, assim como a serotonina, responsável pela sensação de prazer e bem estar. É um dos alimentos mais ricos do mundo em antioxidantes e compostos que previnem lesões celulares, combatem radicais livres e levam a mais vitalidade corporal”, explica a nutricionista.

Use Stevia e evite o uso de adoçantes artificiais
Os adoçantes artificiais têm a capacidade de mexer negativamente com a flora intestinal. Já a Stevia é proveniente de uma planta que possui o poder de adoçar e não interferir no metabolismo corporal. Não altera os níveis de açúcar no sangue, não é tóxica e nem contém ingredientes artificiais. Pode, inclusive, ser utilizado na inibição de cáries e formação de placas dentais.

fonte: Maria Vitória Falcão, nutricionista esportiva (SP)

via Ativo.com

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top