Home / Corrida / Estudo: sorrir pode melhorar performance na corrida

Estudo: sorrir pode melhorar performance na corrida

Já pensou em correr sorrindo? O queniano Eliud Kipchoge, melhor maratonista da atualidade, é adepto da prática e garante que ela traz seus benefícios: “Quando estou sofrendo, sorrio para me convencer de que estou feliz”, explica o atleta após o documentário Breaking2. Agora, a afirmação de Kipchoge tem uma base científica: um estudo afirma que correr sorrindo pode melhorar em até 2% a economia de corrida, uma métrica que envolve o consumo de oxigênio e a demanda de energia.

A pesquisa foi realizada pela Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, e chefiada por Noel Brick. Nela, 24 atletas voluntários foram submetidos a quatro corridas de seis minutos, cada uma com regras diferentes: na primeira eles deveriam estar sorrindo; na segunda, com mãos e corpo relaxados; na terceira, com expressão de nojo; e a última ao seu estilo natural.

Após os testes, Brick cravou que, ao correr sorrindo, a economia de corrida melhora em 2%. Quando simulando nojo, o esforço feito pelos corredores se mostrou mais alto do que a média. Ainda não se sabe o que causa essa diferença. A principal hipótese é de que o relaxamento promovido pelo riso diminui a atividade do sistema nervoso simpático, o responsável por acelerar o pulso e tensionar os músculos.

A conclusão final foi de que sorrir algumas vezes por quilômetro corrido pode ajudar na performance do atleta, principalmente em trajetos de alta intensidade.

via Ativo

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top