Home / Alimentação / Evitar alimentos com Glúten emagrece?

Evitar alimentos com Glúten emagrece?

A procura por alimentos sem Glúten vem aumentando. E cada dia mais pessoas estão adeptas a uma alimentação livre de glúten. Em certa parte é porque está na moda e as pessoas tendem a seguir a moda. A questão é, o glúten deve ser evitado na alimentação ou não? As pessoas adeptas a alimentação sem glúten estão tomando a decisão certa?

Existe opiniões contrárias de médicos, alguns defendendo o consumo do glúten e outros defendendo a eliminação do mesmo na alimentação. Mas afinal, evitar alimentos com glúten emagrece?

Para poder falar sobre este assunto é preciso saber primeiro o que é o Glúten e entender melhor como ele funciona no nosso organismo.

O Glúten


O que é o Glúten:

É uma proteína amorfa composta pela mistura de cadeias protéicas longas de gliadina e glutenina. Ela é a principal proteína encontrada em alguns grãos, em trigos, cevada e centeio.

Conheça a doença Celíaca

O Glúten é extremamente prejudicial para pessoas que sofrem da doença celíaca (também conhecida como enteropatia glúten-induzida), pois provoca uma reação imunitária que danifica o intestino delgado e impede a absorção de nutrientes.
Se você for uma pessoa com doença celíaca ao comer glúten poderá ter sintomas como: dores de estômago, inchaço, azia, dores nas articulações, dor de cabeça, erupções cutâneas, fadiga, insônia e confusão mental, entre outros.
Se você sentir algum desses sintomas procure um médico especialista, ele pode te ajudar.

Sensibilidade ao Glúten

Sensibilidade ao glúten pode levar a sintomas semelhantes a doença celíaca, como dores de estômago, diarreia e distensão abdominal. Mas, ao contrário da doença celíaca , a sensibilidade não danifica o intestino.
Durante anos, os profissionais de saúde não acreditavam que a sensibilidade ao glúten existia. E por este motivo, muitas pessoas que sofriam destes sintomas descobriram que o que fazia eles se sentirem assim era o glúten no alimento.

Ao ver que o resultado de uma pessoa que para de comer alimentos com glúten é positiva, e em muitos casos acaba emagrecendo fez com que um número crescente de pessoas sem a doença celíaca ou sensibilidade a glúten também entrem na onda do glúten free. Mas isso está correto?

Inflamação pode ser causada pelo glúten:

O contato do glúten com a mucosa determina inflamação e um encurtamento/ achatamento das dobras intestinais, com conseqüente diminuição da digestão e da absorção, podendo produzir sintomas e resultando no quadro clínico. Os pacientes apresentam vários graus de inflamação intestinal e atrofia das vilosidades.

Estas inflamações aumentam os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, aumenta a retenção de líquidos, problemas digestivos, e te faz sentir mais lento. O que fará com que você prefira escolher ficar em casa vendo TV do que ir a academia.

Evitar alimentos com glúten emagrece?

Encontramos o glúten em alimentos processados como sopas prontas, molhos de soja, doces, frios, e vários produtos de baixa e sem gordura, bem como produtos de grãos refinados, como pão, crosta de pizza, massas, biscoitos e doces.
Uma vez eliminando todos esses alimentos da nossa alimentação, acabamos cortando os carboidratos refinados, principalmente os que estão ligados ao ganho de peso e obesidade.

Portanto, é muito possível que a mudança para uma dieta sem glúten pode ajudar a perder peso, especialmente se você estiver comendo um monte de alimentos refinados que contêm glúten. Ao comer alimentos sem glúten, no entanto, é preciso ter cuidado para escolher opções saudáveis, como legumes e outros alimentos integrais.

Se optar por alimentos sem glúten processados, como a grande variedade de biscoitos, massas e pães sem glúten que estão disponíveis no mercado, há uma boa chance de você ganhar peso ao invés de emagrecer.

É importante ter em mente que um alimento que é livre de glúten não significa necessariamente um alimento saudável ou bom para perda de peso. Além disso existe ajuda de especialistas na área como endocrinologista ou nutricionistas que podem te dar o apoio necessário para você não engordar e ingerir todos os nutrientes necessários.

É importante lembrar também que para emagrecer você precisa muito mais do que comer apenas alimentos sem glúten. O que sempre falamos aqui é que uma boa combinação de exercícios físicos, alimentação balanceada e descanso são essenciais para chegar ao resultado.

Cuidados que você deve tomar ao eliminar alimentos com glúten:

Quando algumas pessoas optam por eliminar alimentação com glúten pode acontecer casos da pessoa engordar. Isso ocorre pois essas pessoas acabam consumindo produtos sem glúten que muitas vezes são ricos em gordura saturada, açúcar e sódio. Estes produtos costumam conter alto índice glicêmico de ingredientes refinados, como farinha de arroz branco ou enchimentos como amido de batata que podem afetar seu açúcar no sangue e despertar desejos por mais comida.
Cuide para não cometer este erro. Substitua os alimentos com glúten por escolhas saudáveis como vegetais e frutas, carnes magras, peixes e aves, certos cereais integrais como arroz integral e quinoa, reduzido teor de gordura ou sem gordura de laticínios, nozes, sementes, feijões e outras leguminosas, gorduras saudáveis, como azeite de oliva extra-virgem e óleo de canola.

Onde encontrar grãos que são sem glúten?

Certos tipos de grãos, sementes e farinhas disponíveis são naturalmente sem glúten, entre eles:
Arroz
Milho
Quinoa
Soja
A semente de linho e amaranto.

Conclusão:

Alimentos sem glúten podem emagrecer, se tivermos o cuidado em escolher os alimentos certos na hora de substituí-los. Se você não for intolerante a glúten acredito que não precise radicalizar e eliminar da sua alimentação. O equilíbrio é o principal fator para obter um bom resultado. Substitua alguns alimentos com glúten, por sem glúten em algumas refeições durante a semana, o que te fará sentir mais leve e menos inchada.

via Gympass

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top