Home / Destaques / Faça da corrida um hábito

Faça da corrida um hábito

Dicas para você ter mais prazer na corrida e torná-la parte da sua rotina

Corrida

Nem todo corredor experimenta, logo de cara, os prazeres da corrida. Pode ser que demore um pouco até um iniciante descobrir aquele tão comentado “barato” cujos atletas mais experientes dizem sentir. Até você experimentar essa sensação de bem-estar com a corrida, talvez precise se esforçar um pouco para torná-la parte da sua rotina. Um hábito. Para ajudá-lo, listamos sete dicas que vão acelerar o processo. Mas a parte de correr é com você.

Determine metas
Aonde você quer chegar com a corrida?
A meta é eliminar uns quilinhos da balança, correr uma prova ou simplesmente ter uma vida mais saudável? Não importa! Para que a corrida passe a ser parte de sua vida, o importante mesmo é ter um objetivo que você possa visualizar lá na frente. Se quer emagrecer, estipule um peso desejado a ser alcançado. Se a ideia é partir para as corridas de rua, passe um tempo pesquisando sobre a prova e imagine o prazer de completá-la. Com a imagem final bem definida, o caminho acaba sendo mais fácil e prazeroso de ser trilhado.

Ouça música
Ouvir música durante o seu treino pode torná-lo mais confortável.
De acordo com estudo da universidade Keele, no reino unido, realizar atividade física escutando suas músicas favoritas diminui a percepção de cansaço. Os cientistas monitoraram 64 participantes e analisaram índices de motivação, foco, satisfação, consciência e esforço. Após os testes, foi notada menor sensação de esforço por parte dos corredores durante a atividade. Concluíram ainda que ouvir música na hora do exercício promove maior nível de bem-estar, felicidade e entusiasmo.

Siga um plano confortável
O processo de adaptação ao treinamento pode ser difícil — e afastar muita gente da rotina de corredor.
Para que essa adaptação seja menos tortuosa, o ideal é não deixar volume e intensidade dos exercícios muito altos. No começo, a corrida contínua não é obrigatória e você pode alternar trotes leves com caminhada, oferecendo uma carga menos intensa para a sua musculatura e articulações. Isso, além de promover uma adaptação gradativa, fará com que o treino seja menos exaustivo e mais prazeroso. “Toda atividade física deve ter um período de adaptação que não pode ser ignorado. o estímulo pode aumentar aos poucos até que a pessoa consiga correr direto ou por mais tempo”, reforça Fabio Moralles alonso, diretor técnico da Trainer assessoria Esportiva.

Consistência
Crie uma rotina pré-treino que favoreça a sua corrida — e seja consistente com ela!
Você pode deixar as roupas de treino separadas no dia anterior, ouvir uma música que te anime logo antes de correr e manter o dia e o horário de treino iguais por um tempo. Com isso, você dá pistas ao seu corpo, fazendo com que ele se acostume com a corrida, além de criar em sua mente caminhos que confirmam o esporte como um hábito.

Parceiro de treino
Contar com a ajuda de um amigo que já está adaptado ao esporte pode ser o empurrãozinho que faltava para você fazer da corrida um hábito.
Além de tornar a prática mais agradável, ele poderá enriquecer o seu treino com dicas úteis e até mantê-lo motivado quando bater aquela preguiça. “o amigo é o canal de acesso de muitos que estão iniciando, pois é em quem a pessoa confia logo de cara”, diz Alonso. Se você tem algum amigo corredor, peça para ele te acompanhar em um dia de treino leve. Com certeza ele vai curtir a ideia de ter uma companhia!

Menos cobranças, mais recompensas
A busca por resultados pode fazer com que você se cobre demais, se estresse e não encontre na corrida uma aliada, mas sim uma obrigação.
E, convenhamos, é muito mais fácil algo se tornar um hábito se proporcionar prazer… Por isso, a dica é apreciar mais as coisas boas que a corrida oferece. “Procure levar o melhor de cada sessão, seja o encontro com os amigos, a beleza do local ou a sensação de prazer pós-treino”, aconselha Leonardo Marmitt, treinador da Just run assessoria Esportiva. Além disso, ofereça a si mesmo uma pequena recompensa logo após o exercício, como uma refeição gostosa, um banho quente ou até um pequeno doce — com moderação! Com isso, o seu cérebro passa a associar o treino com uma experiência de prazer.

Descanse
Dar um descanso para o corpo, além de diminuir os riscos de lesão, facilitando a adaptação aos treinos, é essencial para que você não pegue “bode” da corrida.
Seus treinos devem ser frequentes, mas não diários. Separe de dois a três dias da semana para um repouso total e melhore a qualidade do seu sono. De acordo com a American College Of Sports Medicine (ACSM), dormir mal pode levar a déficit de energia e aumento de apetite, atrapalhando os seus treinos. Por isso, seguir as recomendações e dormir por cerca de 8 horas pode facilitar o processo de habituação ao esporte.

via o2 por minuto

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top