Home / Dicas / Flexão de joelhos com caneleira em pé, para que serve?

Flexão de joelhos com caneleira em pé, para que serve?

Você já observou que as coxas também têm os próprios bíceps? Se sim, excelente. Mas se jamais percebeu, aqui vai um incentivo: os bíceps femorais (região posterior das coxas) têm a função de flexionar os joelhos. Saiba porque a flexão de joelhos com caneleira em pé é importante para seu desempenho.

000

Por se tratar de um movimento de fácil execução e de um equipamento que é realmente comum em qualquer nível de academia, seja grande ou pequena, e por ser utilizada de forma conjunta com movimento de solo, vamos reconhecer os atributos dados ao exercício, Flexão de Joelhos com Caneleira em Pé.

Pela simplicidade do movimento não temos dúvida dos músculos atuantes, por se tratar de uma flexão de coxa, os músculos formadores do posterior de coxa (bíceps femural, semitendíneo, semimenbranáceo), e também entram na flexão os músculos da panturrilha (gastroquinêmios e plantar). Tendo mostrado de forma direta onde acontece a ação, podemos focar no trabalho e eficiência do exercício ser executado em pé, uma forma que deixa a desejar ao compararmos com a mesa flexora (máquina).

A execução em pé é favorecida por se tratar de um peso livre, que ao ser posto nos tornozelos, irá ser submetido a força da gravidade, tendendo seu peso sempre ao solo, o que nos leva a ter o máximo de trabalho ou mesmo contração no momento em que a perna estiver flexionada, obrigando o posterior de coxa a manter a tração do peso para que ele não desça. Porém ao estendermos a perna em execução, simplesmente iremos minimizar a tensão até a estaca zero de trabalho, pois não há tensão nesse ponto de extensão total, só ao reiniciarmos o movimento. Tal fato não ocorre em aparelhos como a mesa flexora, pois a alavanca do aparelho propicia tensão ao estender a perna, tensão essa que será mantida ao longo de todo movimento.

Essa forma de execução tem muita eficácia ao manipularmos o treino, pois ao executarmos um movimento com a caneleira, abre-se um leque de oportunidades de movimentos que poderão se executar, sem ter que sair do local em que se treina, criando assim um trabalho mais intenso de toda cadeia posterior .

Um bom exemplo de combinado de movimentos que comprovam esta eficácia seriam:

Flexão de coxa + flexão plantar unilateral + extensão de quadril 3 apoios .

São sequências de movimentos que podem ser feitas a partir da famosa caneleira e comprovam seu grande poder, tal como exercícios com barras ou alteres .

É de profunda importância a utilização de um “step” ou outra plataforma alta, para que seje aproveitado todo movimento sem gerar desníveis de coluna não necessários e sim um trabalho extra de estabilizadores de quadril para mante-lo estável na posição, impedindo que o quadril caia no lado em que não teremos o apoio da plataforma, lado esse que terá total liberdade de movimento pois se encontrará suspenso.

Dessa forma, teremos no exercício de Flexão de Coxa com Caneleira em Pé, pontos fortes como a facilidade de termos acesso a caneleiras, por ser muito comum em qualquer academia brasileira, e a imensa vantagem de sequenciar movimentos com esta.

A desvantagem seria a perda de tensão no grupamento que objetivamos, posterior de coxa, pois ao estendermos a perna completamente ocorre a perda de tensão muscular.

via Toda em Forma

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top