Frutas secas são saudáveis também ou não?

Sim, frutas secas – incluindo damascos, uvas passas, figos e ameixas secas – são pequenos “pacotes” em tamanho, extremamente nutritivos, em contrapartida.

A razão para isso é que os nutrientes e as fibras ficam mais concentrados quando a água é removida da fruta. Para comparação, meia xícara de damasco seco tem 4,7 gramas de fibra, mas a mesma quantidade de fatias de damasco fresco tem 1,6 gramas de fibra. Frutos secos também são uma rica fonte de antioxidantes e folato de vitamina B.

Um grande estudo epidemiológico envolvendo mais de 13.000 indivíduos descobriu que os que comiam frutas secas tinham melhores ingestões de nutrientes – e pesavam menos – em comparação com aqueles que não consumiam.

No entanto, é importante ter em mente que os açúcares naturais de frutas secas também são mais concentrados, o que não é necessariamente motivo de preocupação para a população em geral e pode até ser útil para os atletas que precisam de combustível rápido.

Mas pode ser um problema para aqueles que cuidam atentamente a sua ingestão de açúcares, carboidratos ou calorias. Por exemplo, uma xícara de uvas tem 23 gramas de açúcar e 104 calorias, mas uma xícara de uvas passas tem 116 gramas de açúcar! E tem 520 calorias – cinco vezes a quantidade da fruta em sua forma natural!

De acordo com as diretrizes dietéticas dos EUA, que estimulam o consumo de 1 a 2 xícaras de frutas por dia, meia xícara de frutas secas conta como uma xícara.

No geral, frutas secas podem ser um lanche nutritivo, conveniente e portátil, especialmente quando misturadas com nozes e amêndoas. Mas se os açúcares, os carboidratos ou as calorias são motivo de preocupação na sua dieta, certifique-se de limitar a sua porção de frutas secas, pois pode ser fácil de beliscá-las e perder o controle sem pensar.

Além disso, evite completamente as frutas secas que contenham açúcares adicionados ou são revestidas com açúcar, vendidas como frutas confitadas.

via MundoBoaForma.com.br