Home / Alimentação / Mente sã: dieta reduz o risco de Alzheimer

Mente sã: dieta reduz o risco de Alzheimer

Essa dieta não tem o foco na perda peso, mas sim, na redução do risco de desenvolver Alzheimer – e tem feito sucesso na internet. Chamada de MIND (Mediterranean-DASH Intervention for Neurodegenerative Delay), indica dez tipos de alimentos que são amigos do cérebro e ajudam a manter a mente sã por toda a vida.

mente-sa-MIND

Um estudo recente do  Rush University Medical Center  afirma que a dieta MIND reduz em até 53% o risco de desenvolver a doença. Ela mistura a dieta Mediterrânea com a DASH (leia mais abaixo) e enfatiza a ingestão de 10 tipos: verduras , legumes, nozes, frutas, feijão, cereais integrais, peixe, aves, azeite e vinho. As diretrizes são bem simples, basicamente você pode consumir tudo dessa lista, mas com moderação.

Além disso, limita o consumo de carne vermelha, manteiga (e margarina), queijo, doces, frituras e fast food. Mas, se cair em tentação, não tem problema: Neste mesmo estudo, quem “pisou na jaca” de vez em quando teve uma redução de até 35% dos riscos de desenvolver a doença. “A oferta de gorduras de boa qualidade sugeridas na MIND fornecem ao cérebro ácidos graxos essenciais (ômegas 3 e 6) que não podem ser produzidos pelo nosso organismo e necessitam de consumo regular, pois o equilíbrio entre eles favorece a comunicação das sinapses e protege os neurônios do processo inflamatório”, explica o Dr. Pedro Assed, endocrinologista membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

A US News & World Report (publicação americana especializada em nutrição) nomeou a MIND como sendo a dieta mais fácil de seguir; o que é uma boa notícia, já que o segredo de qualquer reeducação alimentar é a continuidade, ou seja, quanto mais tempo a pessoa segue esse plano alimentar, maiores são os seus benefícios. “O melhor alimento é o mais in natura possível, rico em nutrientes, micronutrientes e antioxidantes”, explica Ludmila Gouvea, nutricionista funcional da Clínica Ivo Pitanguy. Para ela, carnes, manteiga, latícinios e produtos industrializados devem ser evitados para manter a mente sã. “Os compostos bioativos encontrados no alimento fresco defendem nossas células da lesão e do excesso de radicais livres, responsável pela aceleração do envelhecimento”, continua a nutricionista.

MIND mistura dieta Mediterrânea e DASH
A MIND é uma mistura das dietas  Mediterrânea  (considerada uma das mais benéficas para a saúde do coração) e DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension, eleita pela  US News & World Report,  a melhor dieta do ano). A DASH foi desenvolvida para controlar a pressão arterial e evitar o uso de medicamentos, além de auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares e na perda de peso. Um de seus principais pontos é controlar a quantidade de sódio ingerida no dia.

Alzheimer
O Alzheimer causa a morte de células cerebrais e consequentemente a perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem). Quando diagnosticado no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.

via O2porminuto

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top