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Musculação é mais do que um corpo definido: saiba os benefícios da prática

A popularidade da prática de musculação tem crescido bastante a cada ano: o número de academias inauguradas pelo país, o número de profissionais formados nesse nicho e, claro, o número de pessoas que estão aderindo à prática evidencia a onda crescente de adeptos da musculação.

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O que muitas pessoas ignoram é que a musculação vai muito além de construir e esculpir músculos, ou seja, manter a boa forma com saúde. Os demais benefícios que essa prática traz ao corpo e ao organismo são inúmeros, principalmente quando os exercícios são associados à boa alimentação. Por exemplo: ajuda no emagrecimento, previne lesões musculares e ósseas e, ainda, pode ser de extrema utilidade para gestantes.

O objetivo deste artigo é, justamente, trazer à tona algumas das vantagens “ocultas” da musculação.

A musculação como meio de prevenção de doenças

A prática de musculação pode representar um meio de prevenir uma série de doenças de tratamento delicado, como:

– Osteoporose (estimulando a produção de células ósseas ao fixar cálcio e aumentar a densidade dos ossos);
– Hipertensão (diminuindo a pressão arterial em repouso);
– Diabetes (forçando o organismo a queimar mais glicose);
– Artrose (promovendo maior estabilidade das articulações e menos desgaste entre os ossos).

Assim, a musculação atua como um “remédio silencioso”, tornando seus músculos e ossos mais fortes e desempenhando um importante papel na prevenção de algumas doenças – sem você sequer perceber.

A musculação acelera o seu metabolismo e faz seu organismo trabalhar melhor

Outro benefício da musculação é que ela coloca o seu corpo para trabalhar de forma mais eficiente. A prática acelera o metabolismo, desempenha um papel fundamental na queima de gordura e vai muito além de músculos e ossos: como os exercícios requerem um grande esforço físico, a musculação coloca órgãos como o coração e o pulmão para trabalharem mais, tornando-os mais eficientes e resistentes.

A musculação traz benefícios até mesmo para gestantes

Mulheres acostumadas com a rotina de academia e exercícios e que estejam grávidas não precisam abrir mão dos treinos – mas é evidente que será necessário um acompanhamento próximo de um profissional qualificado, pois nesse caso os riscos de um exercício muito intenso ou de uma sobrecarga são maiores. Gestantes podem realizar uma série de exercícios mais leves, mas os benefícios não podem ser ignorados: as principais melhoras são na circulação sanguínea e linfática, ajudando a reduzir o inchaço nas pernas que é normal durante períodos gestacionais. Além disso, o reforço nas articulações e na lombar reduz as dores nos membros inferiores e na coluna.

Idosos também podem se beneficiar – e muito – da musculação

Pessoas idosas também podem encontrar na musculação um meio de melhorar a sua qualidade de vida, sendo que a prática desses exercícios representa um contraponto importante à perda de massa muscular, comum para quem ingressa na terceira idade.

Em muitos casos, a musculação para idosos pode trazer benefícios que complementam e até mesmo substituem o efeito de medicamentos. Alguns desses benefícios são:

– Fortalecimento dos músculos;
– Diminuição da pressão sobre articulações;
– Melhora na circulação sanguínea e linfática;
– Prevenção contra hipertensão, diabetes e artrose.

Os benefícios sociais da musculação também não podem ser ignorados: representam uma reinserção do idoso em um círculo com outras pessoas e trazem, sem dúvida, uma grande melhora à auto-estima.

por Andréia Silveira via Musculação Total

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