Home / Alimentação / Nutrição: Receitas baratas para comer bem

Nutrição: Receitas baratas para comer bem

Uma boa ideia para economizar no mercado é saber quais frutas, legumes e verduras são da estação. O preço costuma ser mais barato e é fácil encontrar em qualquer lugar. Semanalmente, a  CEAGESP  (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) divulga uma lista com o preço dos alimentos, indicando como está a variação de cada um.

receitas-baratas

Confira como está o balanço desta semana e aproveite para preparar receitas saudáveis todos os dias.

Alimentos com preços em baixa: caqui rama forte, abacate, figo roxo, carambola, goiaba, laranja pera, laranja seleta, limão taiti, jaca, coco verde, abobrinha italiana, gengibre, inhame, chuchu, mandioca, pepino comum, pepino caipira, abóbora moranga, tomate carmen, berinjela, acelga, nabo, escarola, alface crespa, alface lisa e americana, milho verde, canjica.

O preço divulgado é de atacado, então a variação no varejo depende de cada localidade. De qualquer maneira, os valores aplicados no CEAGESP são um bom termômetro do mercado. Pensando nisso, separamos 3 receitas saudáveis (e baratas):

Suco para começar bem o dia e aumentar a energia

Ingredientes
1 Carambola
6 folhas de Escarola
1 pedaço de gengibre
Suco de 3 laranjas pera
Hortelã a gosto
1 pêra

Modo de preparo: bata os ingredientes no liquidificador com um pouco de gelo. Coe, se achar necessário. E não adoce, de preferência.

Benefícios do suco

Escarola: A escarola é uma das folhas verdes que podem substituir a couve na base dos sucos verdes (espinafre, rúcula, salsinha, manjericão também são utilizados). Além de rica em fibras, cálcio, ferro e vitamina C, a escarola possui uma substância chamada inulina, que facilita o trânsito intestinal e protege contra o câncer de cólon; é rica em carotenoides, protege células do corpo contra a ação dos radicais livres; e previne doenças cardiovasculares.

Laranja: rica em antioxidantes e fonte de vitamina C. Ajuda a manter o bom funcionamento do sistema digestivo, combate a depressão, faz bem para a pele e também ajuda a reduzir o nível de colesterol ruim.

Carambola: rica em vitaminas A, B e C. Além disso, tem cálcio, ferro, fósforo e antioxidantes.

Pera: tem vitaminas A, C e do complexo B e antioxidantes. Além disso, tem muitas fibras, o que é essencial para um sistema digestivo saudável.

Hortelã: possui vitaminas A, B, C e minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio.

Receita especial para substituir a tapioca tradicional no café da manhã

Tapioca de Inhame
Essa receita também pode ser feita com mandioquinha, batata-doce, batata inglesa, cenoura ou beterraba. A ideia é fazer igual à tapioca, na frigideira, com um pouco de óleo de coco. Fácil de fazer, barato para comprar e gostoso de comer.

O inhame é um tubérculo cheio de nutrientes e um excelente ingrediente para combater os sintomas da dengue e de gripes e resfriados, pois é depurativo (limpa o sangue) e aumenta a imunidade, além de ser ótima fonte de carboidratos para quem gosta de treinar.

Ingredientes:
1 inhame lavado e descascado
Sal do himalaia e chimichurri a gosto
Modo de fazer: Rale o inhame cru diretamente na frigideira. Adicione o sal e espere dourar para virar. O inhame solta um líquido que dá a consistência de tapioca, sendo fácil manusear com a espátula. Está pronto. Puro já fica uma delícia, mas também vale adicionar fatias de queijo, folhas verdes ou outro recheio da sua preferência.

Que tal uma receita barata para um tabule diferente?

Tabule de abacate

Ingredientes:
2 copos de trigo para kibe hidratado previamente
1 pepino picado
2 tomates picados
1 cebola picada
1 alho picado
1 abacate cortado em cubos
Suco de 2 limões
Hortelã e alecrim a gosto
1 pedaço de gengibre picado
Azeite extra virgem, sal do himalaia, pimenta (e outros temperos) a gosto

Modo de fazer: O tabule é fácil de fazer e muito nutritivo. Misture todos os ingredientes picados, com o suco de limão, os temperos e o trigo para kibe. Está pronto. Bom para comer com pão sírio ou acompanhando saladas, no jantar ou no almoço.

Benefícios do tabule:
Alho, cebola, abacate, limão, azeite, pimenta e gengibre são alimentos funcionais e repletos de benefícios para o organismo. O trigo é rico em vitaminas do complexo B que são essenciais para o funcionamento adequado do sistema nervoso e digestivo, além de ser fonte de fibras e de potássio, fosforo, cálcio, magnésio, selênio, manganês e um pouco de ferro também.

O2porminuto

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top