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Nutricionista lista 10 alimentos que combatem a ressaca no Carnaval

Após a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas, o fígado, órgão responsável pela metabolização do álcool, se intoxica e provoca um mal-estar no dia seguinte, popularmente conhecido como ressaca.

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Como o carnaval é uma época onde os foliões costumam ingerir maior quantidade de álcool, a nutricionista Sibele C. Pereira afirma que é necessário um cuidado especial para estes dias. “Se a pessoa tiver um boa alimentação e estiver sempre se hidratando, não terá problemas com a ressaca. Agora, se não houver cuidados antes e pós folia, os sintomas serão pertinentes”, diz.

Os sintomas clássicos da ressaca são náuseas, dores de cabeça, sensação de queimação no estômago e corpo fraco. Não há milagre quando se trata de remédios que dizem combater estes sintomas e o que poucos sabem é que estes medicamentos não são necessários se a pessoa se alimentar bem e estiver sempre hidratada. “Com os alimentos corretos e a adequada quantidade de água seria possível conseguir os mesmos alívios dos remédios e de uma maneira muito mais natural e saudável, por isso nunca beba de estômago vazio. O álcool agride muito as paredes do estômago, sobrecarrega o fígado, afeta o sistema nervoso e ainda causa desidratação”, explica Sibele.

Há alimentos que ajudam a amenizar a ressaca sem ser necessário o uso de medicações.
A especialista lista 10 e comenta a ação de cada um em nosso corpo.

1 – Gengibre: Possui ação antiemética, antiinflamatória, desintoxicante, ajudando a melhorar o desempenho do sistema digestivo.

2 – Água de coco: Ela hidrata e repõe os nutrientes perdidos com o excesso de álcool.

3 – Hortelã: Auxilia na melhora da digestão e no alivio de dores estomacais, além de melhorar o mau hálito, que é muito comum depois do excesso de álcool.

4 –  Melão: Grande parte da sua composição é agua, o que ajudaria muito na hidratação e no processo de eliminação de toxinas, além de ser fonte de diversas vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo, como o potássio e o fósforo.

5 – Banana: A banana ajuda a diminuir a azia, pois possui um antiácido natural na sua composição, acalmando o estômago, além de possuir potássio que regula o equilíbrio de agua no corpo e vitamina B6 que regula os níveis de glicose no sangue.

6 – Laranja: Auxilia na melhora das dores de cabeça e no apetite.

7 – Acerola: rica em vitamina C, possui ação antioxidante, além de possuir compostos que ajudam a melhorar a perda de apetite, palidez, sonolência e etc.

8 – Quiabo: boa fonte de fibra solúvel que estabiliza os níveis de açúcares no sangue. Contém também psyllium que age como um probiótico no intestino, ajudando também na recuperação do sistema digestório.

9 – Abóbora: Ajuda no bom funcionamento do sistema digestório. Por ser boa fonte de carboidratos, possui altos teores de magnésio e potássio, que ajudam a manter uma produção eficiente de energia. A falta de um destes minerais, pode levar a fadiga, câimbras, sintomas muito comuns na ressaca.

10 – Canela: Ajuda a melhorar transtornos digestivos, já que possui ação anti-inflamatória e antiespasmódico, além de também controlar a glicose no sangue.

via Sua Dieta

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