Home / Alimentação / O chocolate amargo e o controle da hipertensão arterial

O chocolate amargo e o controle da hipertensão arterial

O chocolate amargo e o controle da hipertensão arterial

cardiologista-chocolate-amargo

Segundo a “VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão – DBH VI” publicada recentemente no Congresso Brasileiro de Cardiologia em setembro de 2016, as metas de controle pressórico estão cada vez mais rigorosas.

A hipertensão arterial continua sendo diagnosticada muitas vezes tardiamente pois causa muito pouco sintomas. Daí a importância de uma avaliação regular com um cardiologista. Só este profissional, poderá não só aferir sua pressão como estratificar os riscos decorrentes desta patologia cronicamente.

Em pacientes classificados como baixo risco, recomendamos as medidas de modificação de estilo de vida isoladamente, com reavaliação em três meses. Uma nova avaliação, em seis meses, deve ser feita para confirmar o controle da PA.

Em pacientes com riscos médios, altos ou muito altos, independentemente da PA, a abordagem deve ser combinada (não medicamentosa e medicamentosa) para atingir a meta preconizada o mais precocemente.

Desch S, et. al avaliou em uma metanálise, no “American Journal of Medicine”, o consumo de chocolate amargo (alto teor de cacau) na promoção da redução da PA. Porém, por se tratar de um estudo de pequeno porte ainda não existe aplicabilidade clínica estabelecida.

por Dra Gisele de Brito Azzi

via Clínica Azzi

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top