Home / Alimentação / O segredo da determinação de Carol Buffara

O segredo da determinação de Carol Buffara

Quem acompanha a rotina da blogueira e empresária carioca Carol Buffara, 28 anos, nas redes sociais sabe que a vida dela é agitada: além de comandar uma badalada loja multimarcas no Rio e cuidar do e-commerce, não abre mão de malhar todo santo dia, muitas vezes começando antes das 6 da manhã.

A moça ainda arruma espaço na agenda para postar fotos do lifestyle, que já conquistou mais de 215 mil seguidores no Instagram, e atualizar diariamente o blog, que leva o nome dela, com dicas de moda, beleza, nutrição e fitness.

327-carol-buffara

De todas as atividades que pratica – funcional, musculação, bike, natação, luta, corrida -, é essa última que mais faz os olhos da moça brilharem. “A corrida mexe demais comigo”, fala. “Ajuda a ter disciplina, foco, a me sentir mais forte e positiva. E isso eu levo para minha vida toda. Não uso apenas no treino ou em uma prova.”

Carol malha desde a adolescência, mas, no começo de 2013, ela conta que os exercícios perderam espaço durante uma fase de trabalho intenso. Como também pouco se preocupou com a alimentação nesse período, acabou engordando 5 quilos ( foi de 51,5 para 56,5 quilos). “Pode parecer pouco, mas, para mim, que sou mignon (tenho 1,63 metro de altura), qualquer excesso parece bem maior”, diz.

Ela lembra que as gordurinhas se instalaram principalmente nos braços e no bumbum. “Mas eu estava tão envolvida com os negócios e a vida corrida que só conseguia disfarçar as sobrinhas em roupas largas. Não fazia muita coisa para emagrecer”, conta.

Plano de ação
A ficha só caiu quando Carol saiu de férias. “Sabe quando você deixa aquela bolha que a impedia de olhar para si mesma? Quando me vi no espelho, fiquei chocada”, diz. “Eu me perguntei ‘Quem é esta?’ Simplesmente não me reconheci.” Como a maioria de nós, ela sabia que emagrecer era uma questão de mexer o corpo e comer bem. Mas não gostava nem um pouco da ideia de viver à base de frango grelhado e salada. Foi então que procurou a nutricionista funcional Patrícia Davidson Haiat, do Rio de Janeiro, para aprender a se alimentar melhor e conhecer mais os alimentos e seus benefícios. Com 28% de gordura corporal na época, Carol abriu o jogo com a profissional. “Minhas refeições eram sempre iguais: arroz, feijão, carne e salada. Não comia peixe, fruta, legume, iogurte e granola, entre várias outras coisas. Era enjoada mesmo”, admite.

Lista de substituições de alimentos não funcionava com ela, que gosta de ser prática. “Saía da consulta com os cardápios prontos, exatamente com o que podia e não podia comer”, lembra. Inicialmente, a nutricionista propôs uma dieta sem carboidratos, proteína animal, café, açúcar e farinha branca por um mês. Com receio de não conseguir cumprir, Carol negociou. “Combinamos que eu tentaria por dez dias e nesse período consegui perder 1 quilo”, fala. Depois, com a introdução de novos itens no menu – carboidratos complexos (grãos e arroz integral), proteína magra (peixe e frango), gordura boa (castanhas e sementes), verduras, legumes e frutas -, não só despachou o restante do peso como também chegou a 16% de gordura corporal.

Rede de inspiração
Feliz com a revolução saudável no estilo de vida, Carol teve a ideia de compartilhar a experiência pelo Instagram. “Comecei postando meus treinos e o que eu comia, além de momentos de lazer e de trabalho. Como estava na fase de experimentar coisas novas, todas as receitas gostosas e práticas que eu descobria, dividia com meus seguidores. Também era uma forma de automotivação”, revela.
O número de seguidores foi aumentando e os próprios fãs começaram a usar a hashtag #projetocarolbuffara para marcar fotos praticando esportes e pratos saudáveis. “Quando você se propõe a fazer algo e luta pelo objetivo, é ótimo ter com quem trocar informação e tirar dúvidas”, diz.

Apesar do sucesso na internet e da felicidade de conhecer um monte de gente nova, Carol diz que chegou a pensar em desistir por causa da superexposição e do julgamento virtual, que, não tem jeito, acaba existindo. Felizmente, voltou atrás. “Comecei a receber depoimentos emocionantes de pessoas de todas as idades e estilos de vida, dizendo como uma foto do amanhecer no Rio ou de uma receita de suco verde havia mudado a vida delas para melhor”, entrega. Foi aí que percebeu que o que estava fazendo era coisa séria.

“O #projetocarolbuffara não tem nada a ver com ditadura da magreza. Sou a favor da saúde e contra a preguiça, o sedentarismo, a tristeza… Estamos unidos pelo mesmo objetivo: levar uma vida mais saudável. O retorno que tenho dos seguidores é o que me motiva. Também tenho preguiça de levantar para malhar de vez em quando, mas é só entrar no álbum de fotos do projeto e ela vai embora rapidinho!”.

via Boa Forma

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top