Home / Destaques / Para que serve o exame de bioimpedância?

Para que serve o exame de bioimpedância?

O que é o exame de bioimpedância?

É um exame feito a fim de analisar a composição corporal de uma pessoa. O exame de bioimpedância permite o conhecimento específico do percentual dos constituindo do peso corpóreo, ou seja, ele esclarece a quantidade de massa magra, quantidade de água corporal e a quantidade de gordura contida no corpo, assim oferecendo o valor correspondente ao IMC (Índice de massa corpórea).

Por que fazer o exame de bioimpedância?

Ele é muito recomendado para pessoas que estão fazendo dietas e desejam perder ou ganhar peso para diversas finalidades. Os programas de atividades físicas e reeducação alimentar podem contar com um melhor suporte, assim, os resultados e mudanças corporais podem ser notadas não só a olho nu, mas com embasamento nutricional.
Como funciona?

O exame de bioimpedância é feito através da aplicação de uma pequena corrente elétrica pelo corpo. Sabemos que a água é o único elemento em nosso corpo que conduz eletricidade, sendo assim, quando a corrente passa pelo corpo, pode-se medir a impedância da água.

O resultado de impedância obtido possibilita o cálculo de volume exato que há de água no organismo, sendo assim computadas com exatidão a quantidade de massa magra e gorda contida no corpo. É importante ressaltar que quanto maior for o percentual de gordura do indivíduo, maior será a complicação para a corrente elétrica atravessar o corpo.

Quais são os indicadores?

Água corporal total
Proteínas
Minerais
Massa de gordura corporal
Massa muscular esquelética
Massa livre de gordura
IMC – Índice de Massa Corporal
Massa magra de cada segmento corporal
Estimativa de gordura segmentar
Pontuação InBody
Porcentual de gordura corporal
Relação cintura-quadril
Nível de gordura visceral
Grau de obesidade
Peso ideal baseado na composição corporal
Controle de gordura
Controle de músculo
Taxa metabólica basal
Histórico da composição corporal
Impedância de cada segmento corporal

Devo fazer o exame?

Você deve estar se perguntando se há a real necessidade de se submeter ao exame. É interessante conhecer nosso corpo e verificar quais mudanças poderiam ocasionar uma melhor qualidade de vida, por isso, se você se enquadra entre as pessoas que sofrem com obesidade, sobrepeso ou fatores semelhantes, o exame de bioimpedância pode proporcionar que o seu médico possa acompanhar seu caso de uma forma diferenciada, assim oferecendo um melhor suporte.

Atletas se submetem a esse perfil de exame, mas se você deseja emagrecer ou obter massa muscular de forma saudável, conhecer melhor seu corpo pode contribuir para que você aprimore sua performance nas atividades, obtendo assim mais saúde.

Veja mais detalhes sobre o exame em http://www.clinicaazzi.com.br/bioimpedancia/

via Clínica Azzi

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top