F2 Fitness

O Diagnóstico Nacional do Esporte, uma pesquisa realizada pelo Ministério do Esporte do Brasil e divulgada no final do mês de junho de 2015, revelou dados preocupantes acerca do nível de sedentarismo dos brasileiros: quase metade da população – para ser mais específico 45,9% dos brasileiros ou 67 milhões de pessoas – não fizeram nenhum tipo de atividade física durante o ano de 2013.

sedentarismo

O estudo também mostrou que as mulheres são as que mais sofrem com o problema, tendo em vista que 50,4% são sedentárias, enquanto a taxa percentual de sedentarismo observada nos homens é de 41,2%.

Dos participantes da pesquisa que afirmaram não ter feito nenhum exercício em 2013, 80,4% admitiram que conheciam os riscos que o sedentarismo causa à saúde, mas, mesmo assim, optaram por permanecer inativos.

Entre os motivos apresentados para o sedentarismo, o campeão foi a falta de tempo, tendo em vista que 69,9% dos entrevistados apontaram esse motivo. Outras razões atribuídas à inatividade foram a preguiça e a falta de motivação.

O diagnóstico do Ministério do Esporte também revelou que o sedentarismo cresce conforme o passar dos anos: na faixa etária de 15 a 19 anos, esse índice fica na casa dos 32,7%. Já para os brasileiros que possuem entre 35 a 44 anos de idade, o percentual é de 46,4%.

Para as pessoas que têm de 65 a 74 anos, a taxa é ainda maior e atinge os 64,4%.

Os brasileiros ativos

A pesquisa ainda apontou que somente 25,6% dos brasileiros possui o costume de praticar esportes, enquanto apenas 28,5% da população realiza outros tipos de exercícios, com destaque para a caminhada e o ciclismo.

De acordo com o Ministério do Esporte, o principal estímulo para que essas pessoas realizem esse tipo de atividade é a promoção da qualidade de vida e o bem-estar. Em seguida, está a obtenção de melhoria no desempenho físico.

Outros países

Se por aqui no Brasil a taxa da população inativa é de 45,9%, esse percentual é de 68,3% na Argentina e de 53% de Portugal.

Por outro lado, nós ganhamos – ou perdemos, já que isso não é algo bom para a saúde dos brasileiros – de países como os Estados Unidos, que tem 40,5% de sedentários, da Espanha, com 35% de habitantes que não fazem exercícios, e da Índia, com apenas 15,6% de pessoas que não fazem nenhum tipo de atividade física ou esporte.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite – (no G+)

via MundoBoaForma.com.br