Home / Destaques / Rafaela Silva conquista o primeiro ouro do Brasil

Rafaela Silva conquista o primeiro ouro do Brasil

Judoca derrota Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, com a família na torcida: “É uma guerreira única. Uma guerreira de ouro”, vibra a mãe Zenilda

2BZC6d04
Foto: Getty Images/David Ramos

A judoca Rafaela Silva ganhou a primeira medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, nesta segunda-feira (8), ao derrotar Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, primeira colocada do ranking mundial. Criada na Cidade de Deus, a poucos quilômetros do Parque Olímpico da Barra, a brasileira mostrou que se sente confortável competindo no Rio de Janeiro, onde também foi campeã mundial em 2013.

pgEK9YzT
Foto: Getty Images/David Ramos

Reação campeã

Rafaela chegou ainda criança ao Instituto Reação, que promove inclusão social através do esporte. Foi lá que se formou como atleta. Agora, aproveitou o momento de glória para dar um recado às possíveis sucessoras. “Quero mostrar que uma criança que saiu da Cidade de Deus e começou no judô por brincadeira hoje é campeã mundial e Olimpica. Se elas têm um sonho, têm de acreditar”, disse, antes de de dedicar a conquista “a todo o povo brasileiro, à família e aos amigos”.

cyoR7jyF
Foto: Getty Images/David Ramos

A família, alías, marcou presença na Arena Carioca 2 e ajudou a empurrar a brasileira ao ouro. “Quero agradecer demais a todo mundo que gritou. O pessoal que viu meu sofrimento diariamente sabe que eu não gostava de treinar. Mas acho que ninguém treinou mais que eu neste ciclo Olímpico”, disse a campeã à Rede Globo após a medalha.

5KBOkSaN
Foto: Zenilda, Ana Carolina e Luiz Carlos na torcida por Rafaela (Foto: Rio 2016/André Naddeo)

O pai de Rafaela, Luiz Carlos, preferiu não comparecer aos primeiros combates da filha, tamanho o nervosismo. Mas esteve na semifinal e na final, sentado ao lado da mulher Zenilda e da sobrinha da judoca Ana Carolina. “Não é porque é minha filha, mas ela merece muito. Uma pessoa do bem, humilde”, vibrou a mãe. “Ela comprou convite para todo mundo, trouxe família e amigos. Mandou fazer camisetas, bonés.. Ela merece. É uma guerreira única. Uma guerreira de ouro”.

7jZ9orde
Foto: Getty Images/Richard Heathcote

Mas quem mais vibrou com a conquista foi a irmã Raquel Silva, que também é judoca: “Não estou acreditando. Ver a sua irmã realizando o sonho de ser campeã Olímpica é algo que não dá para explicar. É o sonho de uma família toda”.

Campanha do ouro

Nas primeiras lutas, Rafaela venceu Miryan Roper, da Alemanha, e Jandi Kim, da República da Coreia, segunda colocada do ranking mundial. Nas quartas de final, superou a húngara Hedvig Karakas, que eliminou a brasileira dos Jogos Londres 2012. Corina Caprioriu, da Romênia, foi a vítima na semifinal, em luta decidida apenas no golden score.

HVcrORN1
Foto: Getty Images/David Ramos

via Rio2016.com

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top