Home / Alimentação / Receitas econômicas e saudáveis para a crise

Receitas econômicas e saudáveis para a crise

Semanalmente, a CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) divulga uma  lista  com o preço corrente dos alimentos, indicando aqueles que estão em alta, os que estão estáveis e os que se encontram em baixa no mercado.

receitas-baratas-ativo

Em tempos de crise, vale aproveitar a informação para economizar no cardápio sem ter que economizar na saúde. Por isso, selecionamos três dos alimentos que estão com preço em baixa (média de SP) – berinjela (R$ 2, 63 /kg), couve (R$ 2,90/kg) e abacate (2,15/kg) – e pedimos para a nutricionista esportiva  Maria Vitória Falcão  sugerir três receitas econômicas e saudáveis para o dia a dia de quem pratica esporte e busca um cardápio mais nutritivo.

Caponata de Berinjela
O vegetal é rico em nasunina, um antioxidante que ajuda a controlar os níveis do colesterol ruim (LDL) e proteger a saúde cardiovascular. A berinjela também possui manganês, potássio, magnésio e cobre – minerais importantes para o organismo, que contribuem para ossos mais fortes e saudáveis.

Ingredientes:
1 berinjela
1 chuchu
1 abobrinha
½ abóbora japonesa
1 xícara de uva-passa (clara ou escura)*
½ xícara de castanhas de caju trituradas*

*A receita fica igualmente boa sem esses dois ingredientes.

Modo de fazer: Fatie os legumes como preferir e tempere a gosto com alecrim, tomilho, sal do himalaia e alho. Adicione uva-passa clara e castanha de caju trituradas e leve ao forno por 40 minutos, embrulhado no papel alumínio.

Chips de Couve
Entre muitos outros benefícios, vale destacar que essa verdura é rica em fitoquímicos naturais (glicosinolatos) que fortalecem o sistema imunológico, além de anti-inflamatória e cicatrizante, a couve contém nutrientes (cálcio e magnésio) que ajudam na fixação do cálcio nos ossos e na contração muscular.

Ingredientes
1 maço de couve
Páprica, pimenta do reino e sal rosa a gosto

Modo de fazer: Lave bem o maço de couve, retire o talo do meio e fatie as folhas bem fininhas, tempere com páprica, sal rosa e pimenta do reino, e leve ao forno por cerca de 20 minutos. Mexa os chips para soltar mais água e deixe mais um tempo até ficar crocante e sequinha.

Creme de Abacate
O abacate é fonte de gorduras boas (monoinsaturadas) que diminuem o colesterol ruim e previnem doenças cardiovasculares, além de contar com vitaminas A e E, antioxidantes poderosos que combatem o envelhecimento precoce. Também é rico em ferro, potássio, magnésio e cálcio, nutrientes indispensáveis para quem pratica esportes.

Ingredientes
1/2 abacate
70 ml de agua
4-5 pedras de gelo
1 punhado de folhas de hortelã
stevia, Mel, açúcar mascavo ou melado a gosto para adoçar

Bata todos os ingredientes no liquidificador até a mistura ficar homogênea e ajuste a cremosidade colocando mais ou menos água.

via Ativo.com

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top