Home / Destaques / Relação entre força muscular e massa muscular

Relação entre força muscular e massa muscular

Quantas vezes nos surpreendemos com algumas pessoas que demonstram ter força muscular aparentemente superior ao seu volume de massa muscular? Pois é, nossa cultura nos fez assimilar a aparência física ao condicionamento físico das pessoas, mas a relação entre força muscular e massa muscular nos mostra que são características completamente distintas e que não devem ser associadas uma a outra.

rosca-musculos-620x330

Reconhecer que um homem com pouca massa magra, mas que trabalha em uma obra ou qualquer outra função de trabalho braçal é capaz de transportar cargas pesadas torna falsa a afirmativa criada de que quanto mais massa muscular, mais força muscular a pessoa possui. Também podemos destacar os praticantes de musculação que possuem ombros largos e estrutura rígida, mas não possuem força para altas cargas.

A partir de agora nós entenderemos melhor sobre esses dois conceitos, para que assim possam ser feitas relações com fundamentos mais coerentes e com comprovações cientificas.

O aprimoramento da força muscular

A força muscular é algo que pode ser aprimorado e desenvolvido. O poder e capacidade para fazer diversos levantamentos de altas cargas requer prática por um longo tempo. O ganho de força muscular está ligado muito mais intimamente à técnica utilizada, e não aos músculos do praticante.

Obviamente que com os levantamentos, poderá haver o ganho de massa magra, mas isso é muito mais resultante de uma alimentação recomendada para tal objetivo. Você deve estar se perguntando se eles sempre caminharão juntos. A resposta é sim, já que os objetivos são semelhantes. Muitas pessoas se determinam a realizar treinos com poucas repetições e altas cargas, para que obtenham o crescimento de músculos, mas essas pessoas estão equivocadas.

É importante que faça uma avaliação para que reconheça o tipo de treino que melhor funciona para cada objetivo determinado. Os organismos reagem de formas distintas, e um treino adotado por um amigo pode não contribuir com os mesmos benefícios para aprimoramento de força muscular para você.

Sim, você notará que alguns momentos há intercepções entre a força muscular e a massa muscular, mas é fundamental identificar que não são os mesmos procedimentos que contribuirão para a evolução em ambos os casos.

Vamos exemplificar: Como você diria para um halterofilista treinar como um fisiculturista? Pois é, eles possuem metodologias de treinos diferentes. Ambos fazem treinamentos com cargas, mas o primeiro desenvolve apenas a técnica de levantamento de cargas pesadas, já o segundo objetiva o ganho de músculos, a melhor hipertrofia.

O treinamento para força muscular irá produzir músculos, mas não será a forma mais eficiente de desenvolver o volume desejado.

Você pode adaptar uma rotina para conquistar ganhos em ambas as características? Pode, mas acredite, um treino isolado pode ser muito mais eficiente.

O treinamento para desenvolvimento de força muscular deve ser programado para levantamento de mais cargas, menores repetições e períodos mais longos de descanso.

O desenvolvimento de massa magra

Pois é, a massa magra não é facilmente desenvolvida. Para crescimento de músculos, não só é fundamental uma disciplina diferenciada nos treinos, como também é requerida a dedicação em uma dieta adequada e iniciativas e hábitos saudáveis que possam contribuir para seu corpo se mantenha em equilíbrio para as modificações corporais.

A hipertrofia muscular pode ocorrer através dos exercícios com levantamento de pesos moderados e com intervalos de repouso menores entre as séries e repetições. É importante ressaltar que o segredo do desenvolvimento da massa magra está nas técnicas utilizadas para a realização dos exercícios e principalmente na realização da contração do músculo.

Divisão de treinamento

As divisões e aparelhos utilizados nos treinos são fundamentais para o desenvolvimento de força muscular e ganho de massa magra. Podemos notar que há algumas incompatibilidades entre esses objetivos, mas eles se assemelham indiretamente. A divisão de treinamento baseada em poucos exercícios é destinada ao desenvolvimento de força muscular. O crescimento de massa muscular exige que sejam realizados movimentos diversos, principalmente para atingir fibras musculares, modelando a musculatura de forma cada vez mais eficiente.

Volume

Esse termo está ligado diretamente ao aprimoramento de força muscular, pois exige que seja realizado levantamento de cargas pesadas; já o treino voltado para ganho de massa muscular exige que seja realizado o levantamento de cargas moderadas.

Tempos de descanso

A frequência é um dos diferenciais entre os dois tipos de treinamento. O treino para desenvolvimento de força muscular exige que sejam determinados intervalos de descanso mais longos, enquanto os treinos para hipertrofia e crescimento de massa muscular objetivam intervalos reduzidos.

Ambos os processos ainda exigem que você reserve um período para descanso. O período de sono é importante para seu corpo se recuperar e revigorar para o próximo treino. No caso da hipertrofia, o momento enquanto você estiver dormindo é o momento em que seu corpo estará em maior efeito anabólico, assim garantindo o melhor crescimento dos músculos. Enquanto você estiver se exercitando, você estará desgastando as proteínas e fibras contidas no seu corpo, então é fundamental reservar esse momento para contribuir de forma positiva com os seus objetivos.

Seleção de exercícios

Os treinos voltados para desenvolvimento de força muscular são construídos com poucas variações de exercícios, pois são voltados para o aprimoramento do levantamento de altas cargas, independente das técnicas utilizadas. Já o treino para hipertrofia consiste na realização de diversos exercícios.

Tempo de prática

Evidentemente, o tempo de prática é um diferencial. Podemos dizer que nosso corpo possui uma capacidade chamada de memória muscular, então, caso você interrompa o processo de crescimento de massa magra, ao retomar os exercícios, os músculos podem se desenvolver de forma otimizada, se comparada ao desenvolvimento de um iniciante.

Esse fator comprova que não é necessário o levantamento de cargas pesadas para os músculos ficarem em evidência. Vamos lá, se você adotar o habito saudável de praticar musculação, independente de cargas, sua massa muscular se desenvolverá.

Suplementação

Os suplementos podem ser utilizados para auxiliar na síntese de proteínas e elevar a contribuição das mesmas para o seu organismo. O ganho de massa magra pode ser mais beneficiado com uma suplementação proteica, já a força muscular pode ser beneficiada apenas com o efeito energético de aminoácidos essenciais e suplementos voltados para uma melhor performance durante a musculação.

via Musculação – MundoBoaForma.com.br

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top