Home / Alimentação / Saiba como perder peso com saúde para chegar em forma no verão

Saiba como perder peso com saúde para chegar em forma no verão

Especialista diz que ainda dá tempo de deixar o corpo enxuto antes do início da estação mais quente do ano

istock_000004112327medium

O verão vem aí. A pedido do blog, Luciana Harfenist, especialista em nutrição funcional esportiva, do Rio de Janeiro, dá dicas importantes para deixar o corpo mais esbelto para enfrentar a estação mais quente do ano. Para quem deixou a malhação de lado nos últimos meses, a primeira delas é retomar os treinos. Para aqueles que não abrem mão de uma bebida, ela avisa: é hora do projeto “álcool zero”. “Ele é extremamente prejudicial para quem quer ter um abdome sem gorduras e bumbum sem celulite”, afirma.

A seguir, as dicas de Luciana Harfenist.

A chegada do verão se aproxima. O que é possível fazer para ficar com um corpo mais enxuto?

* O primeiro passo é voltar a treinar com intensidade, unindo musculação com aeróbicos.

* Álcool zero: o etanol é extremamente prejudicial para quem quer ter um abdome sem gorduras e bumbum sem celulite. Começar um processo de reeducação alimentar individualizado é fundamental. Não dá para seguir a dieta dos outros. Quando o tempo é curto seu programa deve ser individualizado.

* Reduzir carboidratos próximo da hora de dormir.

* Incrementar a ingestão de proteínas de alto valor biológico, formadoras de músculos.

* Ingerir sempre a metade do prato de hortaliças do grupo A – alface, rúcula, brócolis, tomate, pepino, acelca, nira, palmito, espinafre, repolho e agrião.

* Consumir apenas carboidratos complexos como batata doce, aipim, arroz preto, integral, trigo sarraceno, cevadinha, milho natural e quinoa.

* Preferir as frutas in natura. Nada de suco!

* Prestar atenção no intestino. Um intestino preso deixa o metabolismo lento.

* Água alcalina. Hoje encontramos filtros especiais  que produzem águas com acréscimo de magnésio.

 

O uso de alimentos termogênicos pode ajudar a queimar a gordura? Que alimentos facilitam esse processo?

Um dos principais hábitos para emagrecer e manter o metabolismo em alta é comer de 3 em 3 horas.  O jejum prolongado diminui o metabolismo basal, fazendo com que o seu organismo queime músculo ao invés de queimar gordura e, dessa forma, você fará com que o seu metabolismo diminua cada vez mais tornando a queima de gordura corporal quase impossível.

Alimentos termogênicos  ajudam na queima de gordura corporal.

As substâncias termogênicas contidas em certos alimento têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando  o metabolismo basal, aumentando a queima de gordura. A termogênese  é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema  podem ajudar no controle no emagrecimento controle da obesidade.

Precisamos de dicas de alimentos e hábitos para combater o estoque de gorduras.

  • Os alimentos naturais e ricos em fibras ativam o metabolismo em vários pontos: Aumentam o trabalho digestivo por serem ricos em fibras indigeríveis, repercutindo diretamente    na saciedade e no metabolismo basal;  no intestino melhoram  a microflora intestinal,            fundamental para uma ótima absorção de nutrientes que também ativarão o metabolismo.
  • As algas marinhas são riquíssimas em iodo, que é um mineral utilizado  para o metabolismo dos hormônios tireoidianos importantes para  o metabolismo e para a queima da gordura localizada.
  • Água pura garante a hidratação para que todas as células do nosso corpo possam exercer as suas funções biológicas. Existe um tendência natural de diminuir a ingestão de água no inverno e, ao mesmo tempo, a de aumentar a ingestão de alimentos mais gordurosos e mais ricos em sódio. Essa prática fará com que o corpo acumule mais toxinas em função da retenção de líquido . A água atua exatamente na  liberação dessas substâncias através da urina.
  • O acúmulo de toxinas e a retenção de líquido terá uma resposta negativa na intenção de ativar o metabolismo com o propósito de queimar a gordura localizada. Uma dica importante é sempre observar a cor da urina, se muito amarela esta na hora de beber mais água.

Alimentos termogênicos como cada um deles atua no organismo?

 

Alimentos termogênicos : Pimenta (vermelha) rica em capsaicina, substância que favorece um aumento  da quebra gorduras no tecido adiposo. 3 gramas ao dia como tempero de pratos quentes e saladas é capaz de aumentar o metabolismo em 15%.

Chá verde – Camellia sinensis também favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia; é maior em função do estímulo metabólico . O exercício físico potencializa esse efeitos. Para obter um efeito termogênico beba 4 xícaras do chá ao dia.

Canela tem alto teor de cálcio mineral importante para o emagrecimento. Além disso, também aumenta o metabolismo basal. Ela pode ser utilizada em temperos de pratos  salgados e doces. A culinária árabe utiliza a canela em carnes com frutas, chás e sucos.  A canela é uma ótima opção para incrementar as compotas de frutas ligth e os as frutas  ficam mais saborosas com ela. Use 2c. de chá ao dia.

Guaraná em pó contém cafeína, que é estimulante do sistema nervoso central, o que favorece a aceleração do metabolismo. Pode ser utilizado  em cápsulas, sucos e shakes, sempre até às 17:00 horas para não alterar o  sono. A quantidade deve ser individualizada.

Gengibre pode aumentar o o gasto calórico em mais de 10 %. O gengibre pode ser consumido cru, em marinadas para temperar carnes, aves , peixes, e fica ótimo no molho de tomate e sopas de legumes do dia e chá com outras ervas.

Ômega 3 contido  nos  peixes (como salmão , sardinha e atum ). Aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de  líquidos e aumenta comunicação  entre as células do organismo .

Mas atenção: não utilize nenhum desses alimentos antes de consultar um nutricionista. Não são indicados para crianças, gestantes, idosos, cardiopatas, hipertensos, diabéticos, renal crônico…

Para entrar em forma é preciso malhar quantas vezes por semana e por quanto tempo?

Depende da composição corporal de cada um, mas uma pessoa com o percentual de gordura alto e baixa quantidade de músculos terá que se empenhar muito para melhorar até o verão. Sendo assim, 5x na semana intercalando exercícios de resistência com aeróbicos.

Se a mulher ou homem caprichar na academia, mas continuar comendo errado, vai conseguir entrar em forma para o verão?

Não. 80 % do resultado vem da alimentação. Veja o exemplo dos atletas de fisiculturismo. Eles fazem exercícios pesadíssimos e, mesmo assim, mantém uma dieta regradíssima. Ou seja: sem uma ingestão adequada de nutrientes essenciais para cada organismo os resultados não serão satisfatórios.

Quantos quilos é possível perder até o início do verão?

Meus pacientes conseguem perder de 6 a 9 kg até 21 de dezembro. Mas isso dependerá do metabolismo de cada um e da sua composição corporal.

É melhor fazer musculação ou exercícios aeróbios para perder peso?

Sou fã da musculação. A musculação é o caminho para a longevidade. Exercícios aeróbicos em excesso reduzem a massa magra, e o metabolismo. A musculação estimula o ganho de músculos e aumenta o metabolismo basal, estimulando o consumo daquelas gordurinhas localizadas. Além disso, a musculação estimula  hormônios importantes que mantém o metabolismo em alta. O aeróbico deve fazer parte do programa de exercícios bem orientado por um educador físico. Mas muitas vezes na ânsia de emagrecer as pessoas exageram nos aeróbicos e esquecem-se dos músculos, o que a curto prazo proporcionara um corpo magro mas sem definição e com baixa quantidade de massa magra.

 Se fizer dieta durante a semana e jacar no final de semana. Ainda assim é possível entrar em forma até o verão?

Não. Para entrar em forma em curta espaço a dedicação deve ser total. Quando fazemos uma alimentação saudável durante a semana , equilibramos a nossa produção de serotonina, insulina, dentre outros hormônios relacionados ao metabolismo. Mas quando comemos e bebemos exageradamente no final de semana teremos alta na produção de insulina, sobrecarga hepática e alteração na produção da serotonina. Insulina em excesso aumenta o depósito de gordura abdominal. Fígado sobrecarregado reduz a capacidade de decodificação, ou seja,  libera menos toxinas, e a redução da serotonina aumentara a compulsão por carboidratos.

 A adoção de dietas líquidas – tipo detox – uma vez por semana funciona para quem quer perder peso?

Considero perder peso perder gordura, e não músculo. Não vejo resultados efetivos nessas dietas. Dão a sensação de leveza, mas na verdade a pessoa perdeu músculo e água. Dieta detox na íntegra não é dieta liquida!!!

 Se a opção for por exercícios aeróbios, melhor corrida continua ou o HIIT?

Os novos treinamentos funcionais têm ótimos resultados mas o aeróbico isolado não deve ser negligenciado, pois sabemos que durante o exercício aeróbico de baixa intensidade e longa duração o combustível mais utilizado é a  gordura corporal. Já os exercícios de alta intensidade utilizam glicose como fonte de energia. Para obter resultados positivos em ambas modalidades é necessário uma alimentação que preveja o gasto energético de cada atividade física.

Tratamentos estéticos ajudam a diminuir a celulite e a perder medidas?

Adoro tratamentos estéticos, inclusive criei em minha clínica um espaço da estética com programas especiais que incluem nutrição e aparelhos  de ultima geração em protocolos de terapias combinadas como o Ultrassom 3D de alta potência com alcance de grande superfície.

A onda ultrassônica age diretamente no interior do líquido que rodeia a célula de gordura. Esses efeitos do ultrassom provocam a ruptura da membrana das células adiposas provocando a transformação da gordura numa substância líquida, que facilita a sua expulsão através do sistema linfático e vias urinárias de modo natural e, assim, reduzindo medidas. A drenagem linfática (tipo de massagem) estimula a complexa rede de vasos que movem fluidos pelo corpo – o sistema linfático – fazendo trabalhar de forma mais acelerada.

Os especialistas reclamam, mas quem adere à dieta Dukan diz perder peso e conseguir manter por um tempo. Uma dieta à base de proteína não pode ser eficaz, já que o objetivo é ficar sarada até o início do verão?

Deitas da proteína reduzem músculos, água e pouca gordura. Recebo em meu consultório várias pessoas que praticaram essa dieta e depois desistem, porque o metabolismo cai muito. E cada vez tem que comer menos, sem resultados no espelho. Além disso, essa dieta aumenta a excreção de cálcio, acidifica o sangue e reduz a produção de serotonina. Sou totalmente contra. O emagrecer é perder gordura e não perder músculo.

via Vigilante da causa magra

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top