Home / Alimentação / Sobre Whey Protein e uma receita saborosa

Sobre Whey Protein e uma receita saborosa

Dentre os nutrientes essenciais de uma dieta, devemos destacar as proteínas, que além de ser a matéria prima para construção dos músculos, possuem também funções estruturais e funcionais, como construção de tecidos, membranas e células. Constituídas a partir de uma sequência de aminoácidos, podem ser utilizadas como fonte de energia durante a atividade física, o que muitas vezes gera a necessidade de um aporte extra para manutenção destas.

Atletas de resistência possuem uma demanda maior de proteínas visando auxiliar o processo de recuperação muscular após o exercício, garantindo maior rendimento e reparação dos tecidos. No entanto, os músculos se adaptam as respostas dadas pelo estresse da atividade fisica, tornando a necessidade de proteínas constante ao longo do tempo, sendo sua diferença de necessidade muito pequena para atletas de elite e aqueles que praticam atividades menos intensas.

A necessidade diária de proteínas para atletas de resistência gira entre 1,0 – 1,7 g/kg/peso e podem ser alcançados através de uma dieta balanceada, mas muitas vezes favorecido pelos suplementos proteicos que promovem um balanço proteico positivo quando consumidos após o exercício e tornando o metabolismo de proteínas mais ativo pelas próximas horas.

Whey protein é a proteína solúvel do soro do leite, extraída da porção aquosa do leite durante a fabricação de queijos. Essa porção contem cerca de 80% de caseína, uma proteína de lenta digestão e absorção e 20% de proteína do soro (whey protein), que possui digestão e absorção rápida. Sua utilização está associada a manutenção e ganho de massa muscular, redução de gordura corporal, aumento do desempenho físico, entre outros.

Além do alto teor de proteínas, os suplementos apresentam também diversos nutrientes, vitaminas e minerais. A quantidade e tipo de suplemento deve ser individualizada, variando de acordo com as necessidades de cada indivíduo e adaptando a rotina diária, visando não somente o bom rendimento, mas também a boa nutrição ao longo do dia. Confira uma receita que leva Whey Protein:

Raw Protein Balls

NUTRI_01

• 1 xícara de tâmaras
• 1 xícara de amêndoas
• 2,5 scoops de whey protein baunilha

Deixe as tâmaras e amêndoas de molho em água filtrada por no mínimo 4 horas – quanto mais tempo ficar, mais mole ficam para triturar.

Em seguida, despreze a água das tâmaras e bata até formar uma pasta bem pegajosa. Reserve.

Bata as amêndoas até se tornar uma massinha. Se desejar, deixe alguns pedaços para dar crocância.

Junte os dois ingredientes e adicione o whey protein, mexendo bem até unir todos os ingredientes e se tornar homogêneo. Faça bolinhas com as mãos e leve a geladeira por cerca de 20 minutos.

Opcional: cacau em pó sem açúcar, coco ralado, mel ou calda de agave.

Rendimento: 13 balls

NUTRI_021

por Maria Vitória Falcão via Latin Sports

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top