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Vitamina K – para que serve?

As vitaminas são nutrientes essenciais para o funcionamento de todo o organismo, participando de inúmeras reações químicas do metabolismo. Estes nutrientes são substâncias orgânicas que o nosso organismo não consegue produzir e que devem ser obtidas através da alimentação saudável, garantindo um bem-estar físico e mental completo.

Conheça abaixo o que é a vitamina K, saiba para que serve, sua função e benefícios, assim como os alimentos que contêm este nutriente.

O que é a vitamina K?

As vitaminas são substâncias orgânicas fundamentais para o organismo e que estão presentes em pequenas quantidades nos alimentos. Elas participam de diversas funções metabólicas que são controladas pelas enzimas e pelas coenzimas. As vitaminas são indispensáveis no funcionamento do corpo, pois participam na forma de cofatores, participando de forma direta em muitos processos e desempenhando um papel vital no metabolismo celular.

O organismo humano promove a síntese de algumas vitaminas, porém necessita adquirir a maior parte através da alimentação e suplementação, sendo basicamente divididas em hidrossolúveis e lipossolúveis. Dentre as vitaminas lipossolúveis está a vitamina K que foi inicialmente descoberta pelo pesquisador Henrik Dam, em 1929, durante um estudo com galinhas, observando a hemorragia como um sinal característico de uma dieta livre de gorduras.

Nesta pesquisa, Henrik Dam verificou que o sintoma era aliviado pela ingestão de uma substância solúvel em gordura que ele chamou de vitamina K ou vitamina da coagulação. Desta forma, a vitamina K foi considerada um fator anti-hemorrágico que podia restabelecer as perturbações sanguíneas em alguns tipos de animais. Somente em 1939 esta vitamina foi isolada, passando-se a conhecer também sua estrutura química.

A vitamina K é encontrada em alimentos de origem animal e vegetal, possuindo maior concentração nas folhas verdes escuras. Esta vitamina está presente em diversas formas, como filoquinona sendo predominante, estando presente nos óleos vegetais e nas hortaliças, como dihidrofiloquinona, sendo formada durante a hidrogenação comercial dos óleos vegetais, como menaquinona, sendo sintetizada por bactérias e como menadiona que é um composto sintético a ser convertido no intestino.

A vitamina K é absorvida no intestino delgado e posteriormente transportada pelas vias linfáticas. Para que este transporte ocorra de forma adequada, é importante que haja um fluxo normal de bile e de suco pancreático, sendo necessário um teor adequado de gorduras na dieta.

Existem muitos fatores envolvidos na absorção desta vitamina, entre eles algumas doenças específicas, a secreção biliar, o estado nutricional do paciente, a má absorção intestinal, entre muitos outros.

Para que serve a vitamina K?

A vitamina K possui diversos benefícios à saúde, sendo fundamental para muitos processos no metabolismo, atuando em conjunto com outros tipos de nutrientes, entre eles outras vitaminas, minerais, enzimas, aminoácidos, antioxidantes e bioflavonoides.

Apesar da deficiência de vitamina K ser uma situação rara em adultos, muitas pessoas possuem sintomas e podem desenvolver doenças com a baixa quantidade desta vitamina, principalmente aquelas que já estão com o organismo debilitado em função de algum problema de saúde.

O uso de determinados medicamentos também pode causar uma deficiência de vitamina K, tais como alguns tipos de antibióticos e também alguns medicamentos anticoagulantes. Pacientes que utilizem estes tipos de medicamentos são normalmente orientados a utilizar suplementos ricos em vitamina K ou precisam aumentar a ingestão de alimentos contendo esta vitamina.

Pessoas com doença celíaca (intolerância ao glúten) também são suscetíveis a este problema, pois a absorção de nutrientes é prejudicada em função do problema.

Os principais sintomas que sinalizam uma possível deficiência deste nutriente são o aumento do sangramento menstrual, sangramento nas gengivas, sangramentos no nariz, fragilidades nos vasos sanguíneos, presença de hematomas ao longo do corpo, sangramento na urina, sangramento excessivo nas feridas, todos relacionados à baixa capacidade de coagulação sanguínea pelo organismo.

A importância do consumo adequado desta vitamina é enorme, evitando muitos sintomas e problemas de saúde por sua deficiência e também trazendo diversos benefícios com o seu consumo de forma adequada.

Benefícios da Vitamina K

Veja, a seguir, alguns destes benefícios da vitamina K:

– Promove a coagulação do sangue

A principal função da vitamina K é participar do processo de coagulação do sangue. Esta vitamina é parte essencial do ácido glutâmico, um aminoácido que participa de um processo chamado de carboxilação que permite que o sangue de uma ferida pare e coagule, evitando, assim, o excesso de sangramento. Além disso, alguns estudos mostraram que a deficiência desta vitamina pode gerar quadros de hemorragias, anemia, sangramento menstrual intenso, entre muitos outros.

– Promove a saúde dos ossos

A vitamina K é importante para a saúde dos ossos, pois esta tem a função de bloquear a formação dos osteoclastos que são as células ósseas que deixam os minerais essenciais para os ossos disponíveis para outras funções corporais. Este processo também é conhecido como desmineralização. Quando a formação dos osteoclastos não é controlada, os ossos podem perder muitos minerais, gerando diversos problemas.

Além disso, existe uma proteína chamada de osteocalcina que está diretamente relacionada à densidade mineral óssea e que é alterada através da carboxilação. Esta proteína é fundamental para fortalecer a saúde e a composição dos ossos. Estudos mostram que altas ingestões de vitamina K podem parar a perda óssea em pessoas com osteoporose.

– Aumenta a saúde cardíaca

Entre as muitas causas de ataques cardíacos, a calcificação das artérias é um deles. Esta vitamina transporta o cálcio das artérias e não permite que ele se forme em depósitos de placas duras. Ela também tem a função de auxiliar na prevenção do endurecimento das artérias, pois mantém o cálcio fora de seus revestimentos e outros tecidos do corpo.

– Reduz as dores da cólica menstrual

Esta vitamina atua na coagulação do sangue, evitando o sangramento excessivo durante o ciclo menstrual que pode aumentar as cólicas e a dor durante a menstruação. Estudos mostraram que a vitamina K pode ajudar na redução dos sintomas da TPM e que sua deficiência pode também aumentar e piorar estes sintomas.

Quais as principais fontes de vitamina K?

O consumo de vitamina K deve ser feito preferencialmente através de uma alimentação saudável, mas a suplementação também pode ser uma recomendação dependendo de cada caso. Esta vitamina é necessária para a utilização de proteínas, na coagulação do sangue, na cicatrização e na reposição de nutrientes nos ossos. A quantidade recomendada deste nutriente é de 100 a 130 mcg por dia. Existem diversos alimentos ricos neste nutriente, veja alguns deles, a seguir:

  • Couve – Cada 70 g de couve possui, aproximadamente, 145 mcg de vitamina K;
  • Espinafre – Cada 60 g de espinafre possui, aproximadamente, 96 mcg de vitamina K;
  • Couve-de-bruxelas – Cada 80 g de couve-de-bruxelas possui, aproximadamente, 450 mcg de vitamina K, sendo um dos melhores alimentos ricos neste nutriente;
  • Brócolis – Cada 90 g de brócolis possui, aproximadamente, 250 mcg de vitamina K;
  • Couve-flor – Cada 50 g de couve-flor possui, aproximadamente, 150 mcg de vitamina K;
  • Alface – Cada 60 g de alface possui, aproximadamente, 120 mcg de vitamina K;
  • Cenoura – Cada 80 g de cenoura possui, aproximadamente, 110 mcg de vitamina K;
  • Pepino – Cada 100 g de pepino possui, aproximadamente, 76 mcg de vitamina K;
  • Ovos – Cada 50 g de ovo possui, aproximadamente, 24 mcg de vitamina K;

Conclusão

A vitamina K é uma vitamina lipossolúvel que é encontrada em alimentos de origem animal e vegetal, sendo fundamental para muitos processos no metabolismo, promovendo a coagulação do sangue, auxiliando na melhoria da saúde dos ossos, promovendo a saúde cardíaca, reduzindo as dores da cólica menstrual, entre muitas outras funções. Esta vitamina é facilmente encontrada em diversos alimentos, tendo papel fundamental na saúde.

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