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Yoga: 8 dicas para você melhorar a flexibilidade

Melhorar a flexibilidade pode ser de grande ajuda para o praticante de Yoga que deseja encontrar o equilíbrio e harmonia em sua prática.

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Algumas técnicas podem ser utilizadas para auxiliar na melhora da flexibilidade, lembrando que ela vem com a suavidade e não com a força:

Aqueça as principais articulações: faça movimentos regulares com todas as principais articulações. Veja algumas boas opções para soltar as principais partes do corpo na seção Aquecimento. São técnicas simples e que tem influência sutil na livre circulação de energia pelo corpo. Outra boa opção é o Kum Nye (Yoga Tibetana) que consiste num sistema suave de cura que ajuda o praticante a soltar as articulações.

Persistência: não se desencoraje ao não conseguir realizar uma asana nas primeiras vezes, pois muitas delas necessitam longa prática para serem dominadas. Persista com esforço e suavidade nas asanas que encontra dificuldade e gradualmente encontrará melhoras.

Permanência mínima de 3 minutos: recentes estudos de anatomia mostram melhor eficácia no ganho de flexibilidade se for observado esse tempo mínimo de alongamento das fibras musculares.

Foco na respiração: quando expiramos, o nosso corpo tende a relaxar. Nesse momento, podemos ganhar um pouco mais de alcance no movimento. Quanto maior o relaxamento, maior a flexibilidade.

Mude a rotina: a falta de flexibilidade pode estar ligada à falta de estímulo de certos músculos e articulações. Busque continuamente estimular áreas que não ganham grande atenção em seu dia. Se for o caso, substitua as asanas mais fáceis por outras similares que lhe exija um pouco mais de esforço.

Alongamento: alongue-se ao esperar o elevador, no trânsito, nos intervalos do trabalho, assistindo TV, etc. Em situações do dia-a-dia geralmente o nosso corpo fica tenso e é importante aproveitar essas oportunidades para pequenos alongamentos indo além das aulas de yoga.


Relaxe a mente:
muitas de nossas tensões físicas vêm de tensões mentais. A Yoga ajuda a pessoa a se conhecer e trabalhar melhor com seus bloqueios emocionais. Especialmente técnicas de relaxamento, meditação e yoga nidra dão ênfase no relaxamento mental que influencia diretamente o corpo físico.

Aprecie o momento: considere o estágio de flexibilidade que já tem no momento como um verdadeiro presente. Saiba que Yoga não consiste apenas de flexibilidade, mas principalmente da atenção interna do praticante. Aprecie o estágio em que está, atento às movimentações sutis que ocorrem no organismo, e ganhará, além da flexibilidade, todos os benefícios de uma prática saudável de Yoga.

via Yoga Brasil

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