Home / Corrida / 10 passos para a corrida virar um hábito

10 passos para a corrida virar um hábito

Manter-se motivado e ter objetivos são algumas das estratégias para fazer com que a corrida se torne um hábito. Saiba o que você deve fazer.

habito_corrida

Ao começar na corrida de rua, todos têm a boa intenção de manter o hábito da corrida regular. Mas alguns ficam pelo caminho, desistindo da atividade logo nas primeiras semanas. Se você já passou por isso e está tentando voltar à corrida, se conhece alguém que não teve pique suficiente para continuar investindo nas passadas ou se está sentindo esse desânimo agora, saiba que geralmente leva de quatro a seis semanas para que o corredor desenvolva o hábito da corrida. Por isso, um pouco de perseverança é essencial para que essa atividade passe a fazer parte do seu dia a dia.

Listamos 10 passos para que você se mantenha motivado e determinado para continuar correndo, fazendo com que as passadas se tornem um hábito na sua vida.

1. Siga um programa de treinamento
Se você é iniciante, seguir um plano de treinamento certamente irá ajudá-lo a manter o ânimo com a corrida, além de facilitar os treinos.

2. Conte a novidade aos outros
Compartilhe seu começo na corrida com sua família e seus amigos. Ao falar aos outros, você fica mais comprometido com os seus objetivos. Isso porque amigos e familiares vão sempre perguntar sobre os treinos em busca de atualizações sobre o seu progresso na corrida, o que irá ajudá-lo a permanecer motivado para continuar correndo.

3. Inscreva-se em uma prova
Treinar para uma corrida específica é uma ótima maneira de se manter motivado para correr. Assim, quando você quiser desistir, pense em todos que o estarão apoiando no grande dia e da satisfação que você terá ao cruzar a linha de chegada.

4. Monitore o seu desempenho
Hoje, existem diversas tecnologias que são capazes de monitorar as variáveis do seu treinamento, a frequência cardíaca e o seu pace (tempo por km). Desta forma, você poderá analisar melhor os limites do seu corpo e terá dados concretos para a prescrição do melhor treinamento, além de perceber como você está evoluindo na corrida.

Manter um diário de treinamento também é uma ótima maneira de acompanhar o seu progresso e permanecer motivado. Basta anotar em um caderno a evolução dos seus treinos, marcando a data, a quilometragem percorrida, o tempo que você levou para completar o percurso e alguns comentários sobre como você se sentiu.

5. Não exagere
Você precisa descansar dois dias por semana, pelo menos. Lembre-se que o descanso também faz parte do treinamento. Além disso, não adianta você tentar correr o mais rápido e o mais longe que puder logo no início dos treinos. Isso só fará com que você se sinta exausto, dolorido e desanimado.

6. Respeite as horas de sono
É fundamental que você invista em um bom tempo de sono (e de qualidade). Enquanto dorme, seu corpo recupera corretamente os danos de um exercício intenso e o prepara para um novo dia de corrida.

7. Ouça o seu corpo
Se você sair para correr e sentir um desconforto muscular, pare. Pode ser um sinal do seu próprio corpo para que você diminua o ritmo e evite possíveis lesões. Desacelere e descanse. Você não vai se sentir bem correndo com dores e poderá colocar a culpa do desconforto na atividade física. Se o incômodo persistir, procure um especialista.

8. Tenha um plano B
Não deixe que o tempo chuvoso, os dias quentes ou frios sejam uma desculpa para não correr. Se você prefere correr na rua, opte por horários com temperaturas amenas. Mas se você não tem flexibilidade na agenda, faça treinos na esteira.

9. Combata o tédio
Tente manter a corrida divertida e interessante, pois o tédio é um dos principais motivos para o abandono das passadas. Varie as rotas e os treinos, para que você não faça corridas repetitivas todos os dias.

10. Divirta-se
Se você estiver correndo apenas por um objetivo (como a perda de peso), depois de um tempo você vai sentir que essa é uma tarefa árdua. Quando você sair para correr, seja grato pela oportunidade de ter um tempo para melhorar a sua saúde. E se estiver correndo ao ar livre, aproveite para olhar a sua volta e para apreciar a natureza.

via o2 por minuto

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top