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5 dicas para manter a alimentação saudável no verão

Durante as férias e festas de final de ano muita gente exagera na comida. Por isso, é importante estar atento para não sair da linha durante o verão e, assim, ficar em dia com a saúde.

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Veja as dicas da Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de SP, para se manter saudável mesmo com os exageros gastronômicos recorrentes nesse período.

A primeira dica para encarar o calor do verão é ter sempre consigo uma garrafinha de água e consumir dois litros de água diariamente. “A ingestão de líquidos é fundamental. A pessoa pode revezar água mineral, água de coco, chás gelados e sucos de frutas naturais”, explica a nutricionista Priscilla Castro.

Cuidado com as bebidas açucaradas

Embora a ingestão de líquido seja sempre indicada, é importante ficar atento ao tipo de bebida. Sucos industrializados e refrigerantes são excessivamente açucarados e devem ser consumidos com moderação.

“O ideal é que as pessoas sempre prefiram bebidas naturais e deixem para consumir os industrializados apenas em situações especiais, como festas”, esclarece Priscilla. Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas com freqüência.

De olho no detox

Para driblar as altas temperaturas do verão, o ideal é consumir alimentos leves, ricos em vitaminas, minerais e água. Por isso, frutas, verduras e legumes são os melhores aliados da estação. Além disso, os alimentos naturais alaranjados, como cenoura, mamão, ou verde escuro, como a couve e o espinafre, são ricos em betacaroteno e ajudam no bronzeado, além de serem repletos de antioxidantes.

A fritura deve ser coadjuvante

A nutricionista Priscilla Castro alerta que, principalmente em ambientes muito quentes, alimentos fritos, petiscos condimentados e salgadinhos industrializados devem ter o consumo minimizado.

“Caso a pessoa não tenha nenhum comprometimento de saúde que a impeça de consumir esses alimentos, não precisam ser absolutamente eliminados, mas a ingestão deve ser em menor frequência e em pequenas quantidades. Dar preferência às preparações cozidas, assadas e grelhadas”, afirma Priscilla.

E na hora da ceia?

As ceias de Natal e Réveillon estão sempre associadas à fartura de alimentos especiais. É também o momento em que as pessoas se confraternizam e, por isso, não é difícil exagerar na comida. A sugestão é comer em pequenas quantidades para poder experimentar um pouco de tudo. Com isso, é possível se manter saudável e satisfeito.

via Vila Mulher

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