Home / Corrida / 6 dicas para correr em segurança nas ruas

6 dicas para correr em segurança nas ruas

Os riscos existem, mas precaução nunca é demais. O professor Zeca indica aqui padrões de segurança que devem ser usados pelos corredores de rua. Dicas de vestimenta, do sentido que você deve tomar nas ruas…

corrida_rua

Diante de vários acontecimentos de incidentes entre corredores, ciclistas e motoristas é sempre importante conversarmos a respeito da melhor forma de se correr na rua. Algumas orientações e padrões de segurança são utilizados pelos corredores de rua e que estão destacados abaixo para você colocar em prática na sua próxima corrida.

Sempre na Contramão – Corredor de rua corre sempre na contramão dos carros, desta forma ele tem uma maior visibilidade de como está o trafego e pode se proteger de algum problema ou imprudência de algum motorista;

2 – Se Possível na Calçada – As calçadas são para os pedestres e devem ser utilizadas também para a corrida. Infelizmente, em nossas cidades as calçadas são muito ruins e propiciam quedas, principalmente para quem corre a noite. De qualquer forma em muitos locais o piso é menos inclinado que os da rua e vale a pena optar por elas;

3Sem Zig-Zag – O cruzamento de vias é sempre uma ação que exige muito cuidado. Evite ao máximo ficar cruzando as ruas, optando pela tangência, próximo a calçada e na contramão da via. O cruzamento, quando necessário, deve ser realizado sempre na faixa de pedestre e com o sinal aberto para você. Mesmo tendo realizado todas as ações corretamente observe se não existe nenhum carro, moto ou bike que, desapercebido, esteja cruzando com o farol fechado;

4 À Noite Se Faça Aparecer – Se você costuma correr à noite deve ficar atento em colaborar também como ciclista e motorista utilizando roupas claras e, se possível, com indicativos fluorescentes como braçadeiras, munhequeiras ou outros equipamentos que sejam visíveis às pessoas que dividem a rua com você;

5 – Corrida Defensiva – Como no automóvel o corredor deve sempre correr se protegendo e prevendo os possíveis problemas de desatenção que poderá ocorrer com os motoristas de carro e moto ou ciclistas, principalmente, nas saídas de garagens ou ultrapassagem entre os carros. Antever uma situação de perigo é ter a seu favor 90% de chance escapar dela.

6 -Ouvir Música, Sim ou Não? – De preferência, não. Os “iPods”, muito utilizados para motivação dos corredores, fazem com que a atenção no percurso e no trafego diminua, além de fazer com que o corredor deixe de escutar os sons do ambiente como buzinas e sirenes. Se você é do tipo de pessoa que não aguenta correr sem ouvir música eduque-se a ouví-la baixinha no ouvido, para que você se mantenha em alerta enquanto corre.

Saiba que mesmo você realizando todos os procedimentos de segurança ainda corre o risco de ter pela frente um motorista inexperiente ou em muitos casos incompetente. Curta a sua corrida, mas com muita atenção.

via o2 por minuto

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top