Home / Alimentação / Como ser saudável com as comidas juninas

Como ser saudável com as comidas juninas

Festa junina é sinônimo de comida farta e saborosa. Bolinhos fritos, cocadas açucaradas, quentão, vinho quente… A lista é extensa e, para muitos, representa fugir daquela dieta balanceada. Mas também é possível comer de maneira saudável, aproveitando as guloseimas para abastecer o corpo de energia e ter combustível para a prática de esportes.

comidas-juninas-ativo

Confira algumas dicas para fugir dos vilões das festas juninas e aproveite sem culpa comidas típicas dessa época do ano. Lembre-se: moderação é a chave.

Aproveite essas comidas:

Amendoim – Fonte de gorduras boas (ácidos graxos monoinsaturados), regula o colesterol e diminui a oxidação celular, além de ser rico em fósforo, ferro e potássio. É um alimento de alta densidade nutritiva: 550 calorias na porção de 100g. Duas delícias juninas são derivadas dele: a paçoca e o pé-de-moleque, feitos basicamente de amendoim e açúcar. Portanto, não exagere na quantidade e prefira versões caseiras, com menos açúcar na receita.

Pipoca – Uma das comidas juninas perfeitas para comer sem culpa – se você preparar sem manteiga ou óleo, claro. O milho da pipoca preparado na panela é rico em fibras e vitamina A. Então, em vez de comprar a versão de microondas, opte por preparar na panela, com óleo de coco e pouco sal.

Doce de abóbora – A abóbora é muito saudável, mas o doce feito a partir dela é um prato calórico demais – a chamada caloria vazia, que, em excesso, pode aumentar a gordura nas células. Portanto, prefira os caseiros e menos açucarados.

Quentão – A receita é saudável: tem gengibre, cravo e outras especiarias benéficas para a saúde, além de o vinho ser uma das bebidas alcoólicas que, consumidas com moderação, fazem bem para o coração. No entanto, muito álcool e açúcar na receita deixam o quentão muito calórico. “Quentão e suco de uva têm praticamente a mesma quantidade calórica. O primeiro possui entre 100 e 130 calorias, dependendo da receita, e o suco possui cerca de 140 calorias em um copo. Por isso, tome cuidado com a quantidade ingerida”, diz Cintya Bassi, nutricionista do Hospital São Cristóvão.

Milho – É um cereal rico em carboidratos e outros nutrientes, como vitaminas B1, B2 e E, além de fibras. O alimento in natura é saudável, porém deve-se evitar o acréscimo excessivo de sal, margarina ou manteiga.

Bolo de milho – Como também está na classe das comidas que possuem açúcar e gordura, o ideal é ter moderação e optar pelo bolo preparado com o milho in natura.

Evite essas guloseimas:

Cachorro quente – Deve ser evitado, pois seu ingrediente principal, a salsicha, é uma fonte importante de gordura saturada, que estimula o aumento de colesterol LDL e aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, possui alta concentração de sódio, corantes e conservantes.

Pipoca doce – A pipoca, como vimos, é um bom alimento. Porém, a versão doce é acrescida de muito açúcar, por isso a recomendação para que seja evitado.

Maçã do amor – A melhor opção é sempre consumir a fruta in natura, que é rica em pectina, uma fibra que auxilia na redução de colesterol.


Confira duas receitas juninas saudáveis, caso você seja o cozinheiro do arraial:

Arroz doce integral light

Ingredientes:
2 xícaras de arroz integral
1 litro de leite semi desnatado
1 vidro (200ml) de leite de coco light
2 colheres (sopa) de coco ralado light
4 colheres (sopa) de adoçante culinário em pó
3 pedaços de canela em pau
5 cravos da índia
Canela em pó a gosto

Modo de preparo: Deixe o arroz de molho na água quente por 1 hora e depois deixe escorrer. Cubra o arroz com água e cozinhe até secar, em fogo baixo. Se ainda estiver duro, coloque um pouco mais de água. Acrescente o leite, o leite de coco, o coco ralado, o adoçante, a canela em pau e o cravo. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando até secar. Tire do fogo e polvilhe a canela em pó. Sirva morno ou gelado.

Brigadeiro de Pinhão (receita da chef Camila Pazello, coordenadora do curso de Gastronomia do Grupo Educacional OPET)

Ingredientes:
1 caixa de leite condensado (395g)
1/2 caixinha de creme de leite (100g)
1 colher (de sopa) de manteiga
150 g de pinhão
80 g de chocolate branco
Chocolate granulado branco

Modo de preparo: Primeiro, cozinhe o pinhão por 40 minutos. Descasque e reserve. Em uma panela, coloque o leite condensado, o creme de leite, a manteiga e o chocolate. Com tudo derretido, acrescente o pinhão. Mantenha no fogo durante três minutos. Bata a mistura no liquidificador até o pinhão ser totalmente processado e virar uma pasta.

Depois, leve novamente para a panela e aqueça por mais cinco minutos. O brigadeiro de pinhão fica com uma textura pesada, diferente do brigadeiro tradicional. Leve para uma travessa e deixe esfriar em temperatura ambiente. Aí, é só enrolar e passar no granulado branco.

O2porminuto

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top