Home / Destaques / Dicas para a hora de escolher os tênis

Dicas para a hora de escolher os tênis

O número de corredores no Brasil cresce a cada ano. Assim como o número de provas, lançamento de novos produtos, novas lojas, etc.

Escolher-os-tênis

Hora de escolher os tênis: as lojas especializadas em running, normalmente possuem uma equipe de vendas, muitas vezes formada por corredores que estão sempre testando novos produtos e aptos a indicarem o produto ideal para o perfil de cada cliente. Mas nem todas as lojas possuem equipe de vendas formadas por atletas e com atendimento personalizado. Acompanhe estas dicas que podem te ajudar na compra do seu primeiro tênis de corrida, ideal para o seu perfil e objetivo:

1. Se possível, na hora de escolher os tênis, experimente seu novo tênis ao final do dia, ou após alguma atividade física, uma vez que os pés estarão inchados.

2. Caso você não saiba seu tipo de pisada e se não loja que você estiver comprando não realizar o teste, não se desespere. Na dúvida, opte por um tênis neutro.

3. Compre um número acima do que você veste com relação ao seu sapato casual. Durante a corrida, os pés incham e a folga de um dedo é o suficiente para não haver problemas com perda de unhas e desconforto.

4. Experimente o maior número de modelos, de diferentes marcas, de acordo com seu tipo de pisada (lembrando que se não souber, opte pelo neutro), biótipo (peso) e objetivo, ao escolher os tênis.

5. O tênis mais caro nem sempre é o melhor. Experimentando diferentes modelos e marcas é possível que o tênis ideal para você, — aquele que mais proporcionou conforto quando calçado –, seja um modelo muito mais barato que os de maior valor.

Vida útil do tênis de corrida

Este é um assunto muito discutido entre corredores e especialistas e, ao mesmo tempo, uma dúvida. Qual a real vida útil de um tênis de corrida (seja ele de treino ou de competição)? A resposta para esta pergunta vai depender de alguns fatores, como tipo de terreno, biótipo do atleta e também estado de conservação. Modelos com mais estrutura, utilizados para treinos diários e competições, possuem uma vida útil entre 600 km e 700 km. O número de quilômetros pode variar para mais ou para menos, de acordo com os fatores citados acima.

Modelos para competição ou minimalistas, que apresentam um perfil baixo e são extremamente leves, resistem a um volume de treinos e competições que podem variar entre 300 km e 500 km. O controle de limite de quilometragem pode ser acompanhado pelo atleta, através do volume semanal de treinos e também do desgaste gerado no solado.

Como fazer a limpeza do tênis de corrida

Para deixar seus tênis de corrida com aparência de novo, quando eles estiverem “extremamente” sujos, seguem algumas dicas:

Molhe os tênis em água corrente. Em seguida, com uma escova de cerdas finas e macias ou uma esponja, coloque um pouco de detergente neutro (que possui baixo ph e pouca composição química) e esfregue levemente;

Enxague em água corrente e deixe secar na sombra e em temperatura ambiente.

É importante ressaltar que não é recomendável deixá-lo de molho em água misturada com qualquer produto que tenha alta composição química, podendo alterar a cor do tecido do cabedal e também de acelerar o processo de descolamento das partes emborrachadas. Nunca deixe o tênis secando ao sol, pois isso enfraquece o tecido do cabedal, gerando o rompimento da malha e ressecando a borracha.

via o2 por minuto

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top