Home / Alimentação / Dieta ou Reeducação Alimentar?

Dieta ou Reeducação Alimentar?

Para muitas pessoas, os conceitos de Reeducação Alimentar e Dieta se assemelham, porém os dois tipos possuem diferenças, vantagens e desvantagens. Neste post, vou falar a respeito de algumas diferenças que existem entre esses dois métodos de perda de peso.

no-abandonar-dieta

Primeiramente vamos falar sobre a Reeducação Alimentar. É o método que eu utilizo na minha trajetória. Reeducar a alimentação não implica em se abster de comer o que se gosta, apenas começamos a fazer melhores escolhas na hora de se alimentar. Se resume em trocar alimentos que costumamos consumir por versões mais saudáveis, como o arroz branco pelo integral, o pão branco pelo integral, o leite integral pelo leite desnatado e assim por diante.

As vantagens de se fazer reeducação alimentar é que podemos consumir o que mais gostamos sem ter que abolir nada da nossa vida – o segredo é consumir com moderação e menor frequência – também podemos bolar as refeições de acordo com o que estamos acostumados, reduzindo as porções e substituindo ingredientes.

Como é um método a longo prazo, que incluiremos em nossa rotina de vida, dificilmente voltaremos a ganhar peso, porque nos acostumaremos a comer melhor a cada dia. A desvantagem é que a perda de peso não será tão rápida, isso porque não é um verdadeiro choque para o nosso corpo e não haverá restrição de nenhum alimento ou nutriente, sendo assim a perda de peso será gradual, porém desacelerada.

Já quando escolhemos fazer uma dieta, geralmente perdemos peso de forma mais rápida. Isso acontece porque mudamos muito a alimentação de uma hora para a outra, restringindo a ingestão calórica e muitas vezes abandonando hábitos alimentares que não eram tão saudáveis.

A vantagem de se fazer uma dieta é que geralmente os cardápios já estão prontos e organizados, basta ter os ingredientes e alimentos corretos e seguir ao pé da letra, isso ajuda muito a quem precisa de organização e não tem muito tempo para desenvolver novas receitas.

As dietas também têm a vantagem de já serem balanceadas com todos os nutrientes que o corpo precisa nas quantidades necessárias, assim não corremos o risco de faltar algo para nosso organismo estar nutrido e saudável.

Uma desvantagem relatada em muitos casos de pessoas que seguem uma dieta específica, é o ganho de peso depois que a pessoa para de seguir a dieta. Acontece de voltarmos aos antigos hábitos e alimentos que costumávamos consumir e o ganho de peso é praticamente inevitável.

A pessoa mais indicada para auxiliar você a elaborar uma dieta saudável ou a ajudar a reeducar a sua alimentação é o profissional da área, procure um para te acompanhar, exponha os alimentos que gosta, os que não abre mão, a sua rotina diária, siga as recomendações e se torne a cada dia uma pessoa mais saudável, mais magra e mais feliz.

via Fitness Club

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top