Home / Alimentação / Gengibre: 4 benefícios da especiaria milenar

Gengibre: 4 benefícios da especiaria milenar

Alimento fortalece o sistema imunológico, ajuda na luta contra a balança e na recuperação de lesões

gengibre

Raiz de uma planta herbácea originária da Índia, o gengibre foi descoberto pelos europeus ainda no século VI e chegou ao Brasil na época da colonização. Nessa época, a especiaria já servia como alimentação e remédio.O chá de gengibre era conhecido por ser aliado contra a gripe, seu xarope era famoso por aliviar a dor de garganta e a raiz ainda era utilizada pelos orientais como substância afrodisíaca. Com o avanço da ciência, mais benefícios da especiaria foram descobertos e, a seguir, você pode conferir alguns:

Fortalece as defesas do organismo

De acordo com Laís Coelho, nutricionista esportiva da Natue, e-commerce de produtos para o bem-estar, por conter o princípio ativo chamado gengirol, o alimento é essencial para ajudar o fortalecimento do sistema imunológico.

“Boost” no sistema digestivo

Uma pesquisa feita pelo Instituto Hormel, da Universidade de Minnesota (EUA), apontou que o gingerol, propriedade que dá sabor picante ao gengibre, pode impedir o crescimento de tumores no intestino. “O gengibre também é indicado para problemas estomacais, uma vez que auxilia no combate de enjoos, indigestão e gases e no combate a proliferação de vírus e bactérias no organismo”, completa Laís Coelho.

Acelera o metabolismo

“Essa especiaria é um alimento termogênico, ou seja, possui a capacidade de acelerar o metabolismo e potencializar a queima de gordura. Além disso, o gengibre também promove a sensação de saciedade, regulando o apetite e a ingestão dietética”, explica Laís Coelho. Entretanto, a nutricionista esportiva da Natue ressalta que o consumo isolado deste alimento não promove grandes benefícios com relação ao emagrecimento. “É recomendável aliar o consumo do alimento a uma dieta balanceada e à prática regular de atividade física”, completa.

Alivia dores e cansaço muscular

Segundo a nutricionista Mariana Lindenberg Alvarenga, diretora da Globalnutri Assessoria e Consultoria, os benefícios do gengibre são iguais, tanto para atletas de alto nível, quanto para iniciantes. “O gengibre tem efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, que reduzem a fadiga muscular e a dor tardia, 24h ou 48h após o exercício físico”, afirma.

Quanto consumir e alguns cuidados

O consumo diário de gengibre deve ser de 2g e ele pode ser incluso na sua alimentação em sopas, sucos, carnes, frango e peixes. Segundo Mariana, quem não gosta do seu paladar mais apimentado, também pode consumi-lo cozido: “Estudos indicam que os efeitos são os mesmos na forma crua ou cozida”, afirma a nutricionista.

Para obter resultados satisfatórios, o consumo do gengibre tem que ser regular, mas a quantidade de 2g precisa ser respeitada. Mariana alerta sobre os riscos de exagerar no gengibre: “Em excesso, pode diminuir a coagulação sanguínea, aumentando risco de sangramentos”, encerra a nutricionista.

via Ativo.com

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top