Home / Destaques / MUAY THAI: Benefícios dessa arte para mulheres

MUAY THAI: Benefícios dessa arte para mulheres

Muay Thai ou Boxe Tailandês, é uma arte marcial impressionante originária da Tailândia onde é considerada esporte nacional.

É conhecida como a “Arte das Oito Armas”, pois faz uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés. Os golpes de combate são aplicados em pé, a longa, média ou curta distância. São também características as manobras de clinch, que são usadas para criar golpes do joelho e do cotovelo ou para lançar o seu adversário para o chão (exemplo na imagem em baixo).

Uma vez que o esporte exige que os profissionais possuam um grande número de qualidades atléticas, os benefícios que acompanham a aprendizagem do Muay Thai são numerosos.
Principais vantagens da prática dessa modalidade de alto impacto:

1. Aumentar a capacidade cardiovascular
Com a prática contínua, seu corpo vai se adaptar às exigências do esporte, e uma das recompensas é melhorar o desempenho cardiovascular. Essa modalidade exige uma forte preparação física e muito trabalho cardiovascular, por isso o gasto calórico é muito alto, e o emagrecimento rápido é um dos principais atrativos.

2. Fortalecimento dos membros inferiores
O chute e o jogo de pernas e pés (footwork), desempenham um grande papel no Muay Thai. Um movimento que é distintivo é o chute circular. Aprender a chutar fortalece a musculatura da parte inferior do corpo. Cada músculo dos membros inferiores em seu corpo irá beneficiar de praticar os vários chutes e exercícios de footwork incorporados no esporte. O Muay Thai proporciona desde uns belos pares de panturrilhas, simplesmente, até ganhos de resistência muscular, de força e agilidade.

3. Fortalecimento do tronco (core)
Geralmente quando alguém refere-se ao tronco, estão falando sobre os seus músculos abdominais. Seu núcleo é cada músculo localizado em seu tronco, e não apenas a zona abdominal. A natureza de rotação de todos os movimentos nesse esporte realmente faz reforçar o seu núcleo. Movimentos defensivos do impacto de socos e joelhadas vão ajudar a aluna a desenvolver um núcleo impressionantemente forte.

4. Maior mobilidade do quadril
Isso não vai acontecer da noite para o dia, mas com o tempo os chutes e movimentos do joelho irão promover o aumento da mobilidade do quadril. Ter quadris saudáveis por si só, pode prevenir e salvar você de dores e várias condições médicas terríveis numa fase mais tardia da sua vida. Apenas lembre-se de fazer seus alongamentos, podendo recorrer à ajuda do rolo de espuma (foam rolling). Fazer uma massagem ocasional e os quadris de vocês vão estar impecáveis.

5. Alívio do estresse
Esse é um dos mais importantes benefícios que o Muay Thai pode oferecer. A maioria de nós acumula uma boa quantidade de estresse durante o dia. Ter uma escapatória para aliviar o estresse fará você se sentir fantástica e pode fazer maravilhas para a sua saúde física e mental.

Devido à natureza em ritmo acelerado do esporte, você não pode se incomodar com alguma preocupação durante o treinamento. Praticar uma arte marcial permite que você se concentre em si mesmo e nada mais. Acredite que fazer algo regularmente que separa você da rotina diária ajuda a tornar você em uma pessoa mais feliz e despreocupada.

O treino de arte marcial é ótimo porque é diferente de outros tipos de treino. É engraçado e produtivo! Em vez de simplesmente “levantar muito peso” ou “ficar bem fisicamente”, você ficará em forma e ajudará o seu corpo a se defender numa situação desfavorável.

Qualquer praticante de arte marcial se beneficiará de um treino de musculação, e qualquer praticante de musculação se beneficiará de um treino de arte marcial, uma vez que a ajudará a controlar o seu corpo, movimentos e emoções mais efetivamente, além de melhorar a sua saúde cardiovascular. Veja abaixo, um exemplo de como combinar as duas modalidades.

Exemplo de um plano semanal combinando a Musculação e o Muay Thai:
Segunda feira: peito, costas, bíceps, abdominais
Terça feira: Muay Thai (60–90 min)
Quarta feira:pernas, abdominais
Quinta feira:Muay Thai (60–90 min)
Sexta feira: Ombros, tríceps, pescoço, abdominais
Sábado e Domingo: descanso

Resumindo, saber alguns movimentos de defesa pessoal ajuda você a sentir-se mais segura. É uma boa maneira de aumentar sua auto-confiança e manter você ativa. Além disso, ao combinar o treino de musculação com o treino de arte marcial, irá aumentar a força e o volume muscular, além de aumentar a resistência e velocidade com as artes marciais.
E então, pronta para colocar a atividade que gasta de 600 a 1200 calorias na rotina de exercícios?

via Gympass

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top