Home / Destaques / Saúde no trabalho: o problema é ficar muito tempo sentado

Saúde no trabalho: o problema é ficar muito tempo sentado

Os especialistas em saúde no trabalho concordam que devemos ficar menos tempo sentados, especialmente no escritório, onde passamos horas e horas na mesma posição. Mesmo que você tenha uma vida ativa, faça exercícios regularmente e uma alimentação regrada, seus hábitos no trabalho podem atrapalhar não só o seu desempenho nos esportes, mas prejudicar a saúde.

Passar muito tempo na mesma posição tem sido associado a maiores riscos de diabetes, pressão alta, doenças cardíacas, dores na coluna e nas pernas, entre outros problemas. Seu corpo pode estar tão acostumado que você talvez não perceba o quanto é prejudicial ficar tanto tempo na mesma posição.

Um novo estudo sobre saúde no trabalho, publicado no The Journal of Science and Medicine in Sport, apesar de pequeno em escala, é inovador porque analisou justamente os benefícios de fazer pequenos intervalos, como forma de “oxigenar” o cérebro para trabalhar melhor e aumentar a criatividade.

O estudo

Pesquisadores da Universidade do Arizona, em Phoenix, recrutaram nove homens e mulheres sedentários e com excesso de peso e pediram que passassem o dia trabalhando em um espaço controlado.

Eles simularam um dia comum no escritório: sentaram-se continuamente durante oito horas (sem contar com as idas ao banheiro), enquanto usavam um computador e conversavam por telefone. Duas vezes durante o dia, também completaram testes de cognição, memória e habilidades de pensamento, incluindo algumas tomadas de decisões.

Em outro momento, eles foram orientados a levantar do posto de trabalho e caminhar por alguns minutos, de hora em hora; além disso, foram colocadas bicicletas ergométricas adaptadas para as mesas de escritório – para que os voluntários trabalhassem de forma diferente: uma vez por hora, eles pedalavam por 10 minutos.

Nada de esforço extenuante, apenas para se movimentarem. Depois do estímulo físico (tanto na caminhada quanto na bicicleta), os voluntários repetiram os mesmos testes cognitivos, duas vezes por dia.

Saúde no trabalho

Os resultados mostraram que se movimentar durante o dia pode ser eficaz para a criatividade e a produtividade. Imediatamente depois de ficarem em pé ou se movendo por mais ou menos 10 minutos, os voluntários apresentaram melhores resultados em todos os testes de pensamento – em comparação com quando estavam sentados o dia todo.

Os ganhos foram ainda maiores depois de pedalar nas bicicletas ergométricas posicionadas sob as mesas de trabalho. Para o pesquisador-chefe do estudo, Glenn Gaesser, “a excitação física e mental” que ocorre quando as pessoas se movimentam melhora a atenção, a memória e outras habilidades cognitivas.

Os voluntários não eram habituados a se exercitar regularmente, tampouco em pedalar em bicicletas ergométricas durante o horário de trabalho e, por isso, talvez a novidade dessa atividade tenha amplificado seus efeitos estimulantes e seu impacto no pensamento.

Mais estudos são necessários para analisar se, por um longo período de tempo, essa melhora na criatividade seria mantida. Mas para o pesquisador, fazer o esforço de se levantar de hora em hora por dois minutos e caminhar um pouco (ir até o café e voltar, por exemplo) só para oxigenar o cérebro, não fará mal algum para seu rendimento.

via Ativo

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top