F2 Fitness

últimas postagens

Suco de beterraba, melancia, hortelã e gengibre: recuperação muscular

Veja em vídeo como fazer receita rica em vitaminas A, B6, C, E, K para encerrar o fim de semana ou para ser usada no pré-treino, auxiliando na oxigenação dos músculos de quem pratica atividade física.

Ingredientes:

  • 150 ml de água
  • 1 fatia de melancia
  • ¼ de beterraba
  • 1 fatia de gengibre
  • Folhas de hortelã a gosto

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e beba a seguir, sem coar.

– Além de ser extremamente prática, é uma bebida que fica muito gostosa. Os ingredientes são fáceis de encontrar em mercados e feiras. Por fim, ele ainda tem propriedades ideais, sobretudo referente à sua função energética, que é perfeita para qualquer pessoa ter disposição para o dia, em especial os praticantes de atividade física – comenta Aline Ferreira.

Benefícios e nutrientes

Melancia

Além de ser rica em água, sendo muito utilizada para ajudar na hidratação, a melancia também é uma fruta pouco calórica e muito nutritiva. Rica em Vitamina C, Vitamina A, licopeno, potássio e magnésio, atua em diversas funções, diminuindo a inflamação e o estresse oxidativo. Ela também contribui retardando dores musculares e aumentando a resistência física, uma vez que contém citrulina na sua composição, um aminoácido importante para o processo de recuperação e crescimento muscular.

Beterraba

Excelente fonte de nitratos naturais que o corpo converte em óxido nítrico, um composto que ajuda a dilatar os vasos, facilitando a oxigenação do músculo. Como resultado, você pode treinar pesado por mais tempo sem se sentir fadigado. Além disso, a beterraba pode contribuir como fonte energética, visto que melhora a oxigenação do músculo, retarda a fadiga, dá maior resistência muscular e ainda colabora na recuperação pós-treino devido aos pigmentos naturais responsáveis pela sua cor, chamados betacianinas, que têm uma poderosa ação anti-inflamatória e antioxidante.

Hortelã

Rica em poderosos antioxidante, vitaminas A, B6, C, E, K, ácido fólico e a riboflavina. Se ingerida ou inalada, a hortelã pode oferecer benefícios anti-inflamatórios, antibacterianos e antifúngicos. Por fim, mas não menos importante, ela também atua diretamente no controle de problemas digestivos, como azia, má digestão, gases e náuseas.

Gengibre

Reconhecido como alimento termogênico, ele é capaz de acelerar o metabolismo e contribuir com a queima de gordura corporal. Contém 12 compostos diferentes que combatem a inflamação, sendo que um desses compostos abaixa os receptores de dor e atua diretamente nas terminações nervosas, causando efeito analgésico. Também pode ser utilizado para combater problemas digestivos e controle da glicemia.

Fonte: GLOBO