Chá para aliviar dores musculares

E se fosse possível substituir um anti-inflamatório ou suplemento por algo natural, um simples chá de especiarias? Um estudo aponta que isso é possível e dá resultados. Depois de uma corrida longa, o corpo precisa de repouso, mas a alimentação e a suplementação são aliadas nesse momento por fornecerem nutrientes essenciais para essa recuperação.

chá-para-aliviar-dores-ativo

Pesquisa da  Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)  com 20 atletas de endurance (divididos em dois grupos) testou a potência de algumas ervas e especiarias para fugir dos remédios na hora de aliviar as dores pós-treino.

Durante 60 dias, um grupo tomou o chá de especiarias, preparado com uma mistura simples de canela, semente de mostarda e erva-doce. O outro grupo não recorreu ao chá. Resultado: aqueles que tomaram o chá pós-treino sentiram menos dor muscular e menos desgaste físico pós-exercício.

E o chá é 100% natural, fácil de fazer e com ingredientes acessíveis. A escolha da canela, uma das especiarias mais utilizadas no mundo, se justifica pelo seu alto poder conservante e antioxidante. A erva-doce e semente de mostarda, ingredientes antioxidantes e anti-inflamatórios, ajudam também no sabor.

A mistura ainda é indicada para outras dores e processos inflamatórios, como uma simples dor de cabeça ou cólica.

Receita
Prepare o chá de especiarias fazendo uma mistura da mesma quantidade de erva-doce, sementes de mostarda e canela. Coloque água para ferver. Quando desligar o fogo, adicione uma colher de chá da mistura e coe depois de alguns minutos. A dose diária recomendada é de uma colher de chá de especiarias.

Fontes: Dra. Ana Vládia Moreira e nutricionista Jussele Lourenço (RN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

via O2porminuto