Home / Destaques / Extreme 55 fortalece a musculatura e melhora o condicionamento

Extreme 55 fortalece a musculatura e melhora o condicionamento

Alunos se exercitam ao som de músicas e passos coreográficos

Fazer exercícios localizados seguindo os passos de coreografias animadas rendem, além da perda de muitas calorias, músculos do corpo todo trabalhados. A proposta é do programa de treinamento Extreme 55, modalidade criada pela FIT PRO e que leva o nome justamente por apresentar aulas com 55 minutos de duração.

O objetivo do treinamento é o trabalho muscular localizado, com certa ênfase ao fortalecimento cardiovascular. Isso porque, para ter uma melhor definição muscular, é preciso diminuir a gordura corporal , explica a professora e diretora técnica da FIT PRO, Cida Conti, sobreos dois tipos de exercícios praticados nas aulas.

Na prática, os seguidores da modalidade alternam exercícios localizados com exercícios de condicionamento físico. Segundo a professora, os exercícios localizados podem ser feitos com o peso do próprio corpo ou ainda com pequenos halteres e steps baixos. Os acessórios ajudam na variação dos movimentos, melhorando a resistência localizada dos membros superiores e inferiores, especialmente as pernas e os glúteos , completa.

Ainda de acordo com Cida, as músicas que direcionam os treinos são o segredo do clima animado. Pop, rock, latino e techno estão sempre presentes , fala sobre os estilos musicais que agitam as aulas. Ela conta que os efeitos sonoros servem como elementos de motivação porque são coordenados com os movimentos. Além de funcionarem como guias, as músicas ainda indicam a troca de exercícios. Depois das primeiras aulas, o aluno passa a entender o significado destes efeitos e se exercita de forma mais concentrada e interativa. Ao som de três sinais consecutivos, por exemplo, toda seqüência que foi realizada de um lado deve ser executada do outro .

Quando as aulas são seguidas com a regularidade de, pelo menos, três vezes por semana, resultados como fortalecimento dos músculos dos membros inferiores e superiores, além da melhora da postura, são notados em um mês. Ótima opção de atividade física também para quem quer emagrecer, já que uma aula de alta intensidade pode queimar até 900 calorias.

Cida lembra que, apesar de as aulas proporcionarem uma melhora no condicionamento físico, algumas vertentes da modalidade não são enfatizadas no Extreme 55. É recomendável que o programa seja seguido paralelamente a outro tipo de atividade que ofereça um estímulo melhor ao sistema cardiovascular, como corrida ou bicicleta, sem esquecer do alongamento , ressalta a professora sobre atividades complementares.

Embora as turmas de Extreme 55 não sejam separadas por grau de aptidão física, Cida conta que os programas de treinamento da FIT PRO trazem um diferencial: temos uma ferramenta que possibilita o ajuste da intensidade e da complexidade da aula, chamada de pró-coreografia.

Segundo ela, a pró-coreografia permite que o professor adapte os exercícios e a velocidade dos mesmos, adequando às séries ao nível médio de condicionamento físico de cada grupo. Uma aula de X-55 pode ser ministrada para um grupo de senhoras que freqüentem a academia pela manhã, como também para jovens que queiram treinar mais pesado , exemplifica.

via Minha Vida

About F2 Fitness

F2 Fitness

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top