Primeiros passos: a importância da caminhada

A porta de entrada para muitas pessoas que querem aderir a um estilo de vida mais saudável é a caminhada. E isso ótimo! Segundo estudo publicado pela ATVB (Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology), a caminhada tem os mesmo benefícios que a corrida para saúde, mesmo que a intensidade seja diferente. A pesquisa foi feita com mais de 45.000 pessoas e mostrou que andar é eficaz em diminuir o risco de vários tipos de doença e, quanto maior a distância percorrida, maiores são os benefícios. Segundo os pesquisadores, a atividade diminui em 7,2% o risco de hipertensão, o colesterol alto em 7% e doenças coronariana de 9% a 12,3%.

shutterstock_259045955

Jefferson Brasileiro, treinador da assessoria esportiva Ztrack, também ressalta a importância da caminhada para o corpo: “A caminhada é um exercício físico aeróbio, de baixo impacto e que envolve grandes grupos musculares. Dessa forma, promove uma melhora no sistema cardiorrespiratório, desenvolvimento de uma estrutura muscular mais forte e resistente e ajuda no fortalecimento de ossos, muito importante para prevenção de osteoporose”.

E aí, ficou a fim de começar a caminhar? Então veja a seguir três dicas para se manter motivado na decisão!

Andar com amigos ou participar de grupos de caminhada: ter a companhia de colegas ajuda a manter a motivação, consistência e, ainda, dá um chega pra lá na preguiça!

Escolher o lugar é fundamental: lugares espaçosos, com bastante gente e movimento são sempre as melhores opções. Escolha parques e ruas bastante arborizadas.

Participe de uma corrida: vá para uma prova de rua para caminhar e sentir a energia destes eventos. Algumas corridas possuem caminhadas também, basta procurar com cuidado.

O2porminuto