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10 dicas para manter o seu metabolismo funcionando

Você está cansada de ouvir que precisa turbinar o seu metabolismo para queimar mais calorias e emagrecer, certo?

Mas, afinal, o que é o metabolismo? “É um conjunto de transforma­ções e reações químicas dentro do nosso corpo que geram energia (anabolismo) ou a falta dela (catabolismo)”, fala o personal trainer da Sabrina Sato e Adriane Galisteu, Márcio Lui, de São Paulo. Sendo assim, o simples fato de você respirar, depende da energia processada pelo seu metabolismo.

Acredita-se que cerca de 60% do total de energia gasto por uma pessoa em um dia é reservado para as atividades vitais, como manter os batimentos cardíacos.

10 dicas para manter o metabolismo funcionando

“Destes 40% que restam, de 25% a 30% são para usadas em atividades diárias que você faz como, por exemplo, andar. Os outros 10% a 15% ficam para a energia que o organismo gasta para digerir os alimentos”, conta Márcio Lui. Com isso, tudo que você come e não é aproveitado nesses processos fica estocado no corpo na forma de gordura.

Para te ajudar a manter o seu metabolismo saudável e funcionando, procuramos profissionais que deram 10 dicas para aplicar durante o dia a dia. Confira:

1. Faça o HIIT

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Gosta de malhar depois do almoço? Faça treinos de alta intensidade com intervalos moderados conhecidos como HIIT (High-Intensity Interval Training). “Essa forma de malhar permite que seu metabolismo tenha ‘picos’ e mesmo que você pare a atividade, vai demorar para ele voltar à calmaria”, fala o professor de Educação Física da Fhitting Room, Eric Salvador, de Nova Iorque.

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Portanto, que tal usar 30 minutos do seu almoço para se exercitar? Coloque um tênis e vá correr ou invista no elíptico da academia. O melhor é que esse tipo de treino pode ser feito em qualquer atividade, inclusive na musculação!

2.Prefira chocolate amargo

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Essa versão do chocolate é rica em cacau e tem menos gordura e açúcar, por isso traz benefícios para a saúde, entre eles dá aquela forcinha para o metabolismo.

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“Ele tem dois ingredientes que atuam nesse sentido: a cafeína, famosa por acelerar o metabolismo; e o antioxidante catequina, que varre as toxinas acumuladas, ajudando na perda de peso”, diz a nutricionista Marcela Frias, da Clínica Dicorp, no Rio de Janeiro. O indicado é comer apenas um quadradinho por dia.

3. Beba (muito) mais água

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Isso mesmo! Ela é boa para tudo e vai muito além de manter o corpo hidratado.

“A água ajuda o sangue a transportar da melhor forma o oxigênio que vai para os músculos. Sem contar que sem ela, seu metabolismo pisa no freio, o que, consequentemente, reduz a queima calórica”, diz o endocrinologista do Spa Posse do Corpo, no Rio de Janeiro, Alfredo Cury. E aí, cadê a sua garrafinha?

4. Malhe durante a TPM

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Quando esses dias chegam, a vontade é ficar em casa no sofá, assistindo a um filme. Mas não faça isso! É principalmente nesse momento (até duas semanas antes da menstruação) que seu metabolismo liga o turbo.

Um estudo da Universidade de Adelaide, na Austrália, mostrou que as mulheres queimam cerca de 30% mais gordura na TPM. “É que, no período, os hormônios reprodutivos estrogênio e progesterona estão em níveis elevados e promovem maior queima de gordura como fonte de energia”, fala o coautor do estudo Leanne Redman.

5. Se mantenha ativa

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Todo exercício acelera o metabolismo. Então, quanto mais ativa você for, mais vai queimar calorias. Vale tudo! “Levar o cachorro para passear, ir a pé à padaria, brincar com o filho no quintal ou em um parque, sair para dançar com os amigos…”, fala o personal trainer Márcio Lui.

6. Aposte em alimentos termogênicos

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O que o café, o chá-branco, o gengibre, a pimenta e a canela têm em comum? Juntos, eles contam com cafeína, gingerol e capsaicina, substâncias que fazem parte do grupo de alimentos termogênicos.

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Na prática, elas aumentam a temperatura corporal e fazem o metabolismo disparar. Com isso, a queima calórica aumenta em até 20%! Vale tomar o chá à tarde ou salpicar o gengibre, a canela e a pimenta em pratos salgados ou doces.

7.  Inclua desafios na sua rotina

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Você já reparou que quando está com a adrenalina a mil, seu coração acelera, deixando-a mais ofegante? Portanto, saia da mesmice e coloque mais emoção no seu dia. Vale fazer um esporte radical, como o slack line ou rafting, ou até mesmo ir a um parque de diversão e encarar uma montanha-russa de vez em quando.

Mas, no dia a dia, procure incluir desafios ao seu treino. Uma corrida em um lugar desconhecido já pode desencadear esse “frio” na barriga!

8. Inclua cebola ao seu cardápio

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“Assim como as ervas em geral, a cebola conta com fitoquímicos responsáveis por agilizar o nosso metabolismo”, diz a nutricionista e coautora do livro Comportamento Magro com Saúde e Prazer (Editora CRV), Marilize Tamanini, de Curitiba (PR).

E mais, ela contém vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio e fósforo que eliminam as substâncias tóxicas espalhadas pelo nosso corpo e que deixam o metabolismo leeento.

9. Dê uma maneirada na salada

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Engana-se quem pensa que está perdendo peso ao encher o prato só de verduras. “Ao dar sempre preferência para as saladas, seu metabolismo tem tudo para ficar lento, afinal, elas apresentam baixíssimas calorias e não fornecem uma boa quantidade de energia.

Resultado? Dentro de uma ou duas horas, você estará com fome novamente”, afirma o endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo, no Rio de Janeiro.

10. Aposte em proteínas

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Um estudo italiano publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism comprovou que o metabolismo fica mais acelerado com uma dieta rica em proteínas e pobre em gorduras.

“A proteína dá mais trabalho ao corpo para ser quebrada e transformada em aminoácidos, o que eleva a temperatura corporal e também o metabolismo, provocando maior queima calórica”, diz Marilize Tamanini. Você a encontra em carnes, ovos, laticínios, leguminosas, oleaginosas, cogumelos frescos e na soja.

por Aline Dini e Renata Menezes
via Revista Shape » Fitness

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