Home / Fitness / Como a medicina pode te ajudar a correr melhor

Como a medicina pode te ajudar a correr melhor

Todo corredor que se preze precisa cuidar da alimentação, da hidratação e do sono para manter o corpo saudável – e evoluir na corrida. Afinal, o equilíbrio entre água, minerais, proteínas e gorduras é fundamental para o bom funcionamento do organismo, além de ajudá-lo a correr melhor. Mas, como descobrir todas essas informações?

shutterstock_138231128-629x420

O exame, conhecido como bioimpedância computadorizada, faz um mapeamento do organismo e das condições internas, avalia a composição corporal para que você descubra se precisa perder peso ou ganhar massa muscular, além de ajudar a entender quais os potenciais de desenvolvimento na corrida.

“Depois de fazer o exame, o atleta terá um resultado com muita precisão de como seu corpo está. Ou seja, mesmo dentro do peso adequado para altura (IMC) pode preponderar mais gordura sobre o músculo, mostrando que o atleta precisa modificar tal situação para evoluir, por exemplo”, explica o Dr. Anderson Zei, médico do esporte e diretor da Clínica Visia, em São Paulo.

Como é feito?

O exame de bioimpedância é um método de alta precisão na avaliação da composição corporal. Para você correr melhor é feita uma avaliação minuciosa, também para estabelecer novas metas e desafios.

Além do peso total, o exame mede os percentuais de gordura que estão debaixo da pele e entre os órgãos, a taxa metabólica basal (quantas calorias o indivíduo gasta por dia), massa magra, água corporal e massa óssea. “São colocados dois pares de eletrodos nas mãos e nos pés do examinado, que permitem que uma corrente elétrica (de baixíssima intensidade e imperceptível) passe pelo corpo. O exame é indolor e necessita de um mínimo preparo prévio. Não é indicado para gestantes e portadores de marca passo por causa da corrente elétrica”, diz o Dr. Anderson Zei.

Depois, os dados são transferidos para o computador e, com a adição da altura do paciente, um programa mostra os valores ideais para equilibrar o organismo. De posse das indicações fornecidas, o médico avalia os resultados juntamente com o paciente, e um laudo indica as partes do corpo que precisam de maior atenção nos processos de condicionamento e o que você precisa fazer para melhorar, além das deficiências ou desequilíbrios nutricionais encontrados.

Cuidados antes de realizar o exame

– ingerir pelo menos dois litros de água (uma hora antes do exame);
– não ter consumido diuréticos ou feito sauna;
– não realizá-lo com objetos metálicos (correntes, pulseiras ou brincos);
– evitar fazer o exame no período pré-menstrual.

O2porminuto

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top