Home / Destaques / Médico esclarece mitos e verdades sobre o início na atividade física

Médico esclarece mitos e verdades sobre o início na atividade física

O início de uma rotina voltada para a atividade física é cercado de algumas incertezas por parte dos iniciantes. No que diz respeito às dores e consequências de começar algo ao qual não está acostumado, o doutor Irimar de Paula Passo, presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, esclareceu alguns mitos e verdades que te ajudarão a entender melhor seu corpo.

Primeiro, segundo ele, é importante entender que cada pessoa tem uma tolerância diferente à dor. Usar os exercícios feitos por um conhecido como base para definir o quanto você consegue nunca é positivo, já que os corpos reagem de formas diferentes às mesmas atividades.

Se referindo à dor nas costas, o médico critica a naturalidade com que muitas pessoas tratam o desconforto na região: “dor nas costas nunca é normal“, diz, por mais ínfima que pareça. Qualquer dor lombar pode trazer consequências piores se não tratada com o tempo.

O melhor modo de prevenir tem relação com a sua postura, tanto em pé como sentado. “Cruzar as pernas ao se sentar pode ter como consequência dores nas costas; tudo depende do modo como você cruza, deixando o corpo desconfortável, e o tempo que fica”, explica Irineu.

Entrando no contexto da musculação como atividade física, o doutor novamente desmente um mito comum entre frequentadores de academia: o de que a musculação só faz efeito se o indivíduo sente dor após ela. “A dor é um sinal avisando que seu corpo não está suficientemente condicionado para aquele exercício”, comenta o médico. E ele conclui: “no âmbito do esporte, se seu corpo sente dor é porque algo está errado”.

via Ativo

About F2 Fitness

F2 Fitness
F2 Fitness Academia em São Caetano do Sul. Musculação, Zumba, Muay Thai, Gracie Jiu-jitsu, Circuito e muito mais! Reserve seu FREE PASS e experimente!
Scroll To Top